Pará

OPERAÇÃO 'FESTAS SEGURAS': Governo reforça segurança com 7 mil homens nas ruas

A inciativa do Estado conta com um reforço no efetivo diário de mais de 7 mil agentes de segurança mais de 1.100 viaturas como reforço. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
A inciativa do Estado conta com um reforço no efetivo diário de mais de 7 mil agentes de segurança mais de 1.100 viaturas como reforço. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Irlaine Nóbrega

Nesta sexta-feira (02), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) lançou a operação integrada “Festas Seguras” que tem o objetivo de intensificar as ações de segurança pública nas áreas comerciais da Região Metropolitana de Belém, além dos municípios do interior do estado do Pará até o dia 9 de janeiro de 2023. O reforço no policiamento ostensivo visa garantir maior tranquilidade à população durante o mês de dezembro, já que há o maior fluxo financeiro e o aquecimento das vendas do comércio devido ao pagamento do 13º salário aos trabalhadores.

A inciativa da gestão estadual conta com um reforço no efetivo diário de mais de sete mil agentes de segurança pública e mais de 1.100 viaturas como reforço, além do policiamento ordinário. A operação será realizada em mais de 40 municípios, nas 15 regiões integradas de segurança pública distribuídas em todo o estado do Pará.

Na Região Metropolitana de Belém, a ação foi lançada em quatro pontos simultâneos, sendo o Portal da Amazônia, no distrito de Icoaraci, em Ananindeua e Marituba. Além disso, os principais centros urbanos do estado também receberam o reforço policial, entre eles Marabá, Santarém Tucuruí e Altamira.

A operação envolve, por meio da integração, os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública, como Grupamento Aéreo e Fluvial, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), as Guardas Municipais, as Polícias Científicas e as Secretarias de Mobilidade Urbana.

Também fazem parte da ação as equipes policiais de inteligência, que atuarão no monitoramento das áreas de maior risco de ações criminais para evitar roubos em caixas eletrônicos, bancos e carros fortes.

“As agências de inteligência fizeram o levantamento inicial dos principais tipos de crimes que serão combatidos no final do ano. Nós sabemos que há o aumento do fluxo financeiro em razão do 13º e outras remunerações pagas no final do ano, isso aumenta o comércio local e influencia no aumento dos indicadores de crimes contra o patrimônio. Em razão disso, a operação Festas Seguras garante o reforço nos principais pontos comerciais e de fluxo de pessoas e veículos, bem como após as festas natalinas, em que nós teremos o aporte das forças policiais e de defesa social nos balneários. Não somente no deslocamento a essas localidades, mas também nas praias, igarapés e locais de banho”, afirmou o Secretário de Segurança Pública em exercício, André Costa.