Um barco pesqueiro brasileiro foi apreendido com 885 kg de cocaína próximo à África, neste domingo, 4, em abordagem feita pela Marinha Francesa, com base em informações de investigação da Polícia Federal no Pará.
Segundo a PF, a abordagem ocorreu ainda na noite de sexta-feira (3/11), no Golfo da Guiné, África Ocidental. A confirmação de carga ilegal e sua apreensão ocorreram horas depois, já na madrugada. A embarcação estava sem documento, bandeira hasteada ou nome no costado.
De acordo com os policiais, a ação faz parte do modo de o grupo atuar, com embarcações sem registro e pinturas sobrepostas, como formas de ocultar a identificação do proprietário e nome da embarcação, dificultando as investigações policiais.
A apreensão foi possível por conta da ação integrada da Polícia Federal com a Armada da França, sob coordenação do Centro de Análise e Operações Marítimas (MAOC-N), com participação de agências estadunidense de combate ao tráfico de entorpecentes (JIAFTs, DEA entre outras). Foram usados helicópteros anfíbio Mistral da Marinha Francesa, helicóptero NH90, dois modelos Gazelle e drones.
A embarcação havia saído da região nordeste do Pará, próximo ao município de Bragança, com quatro tripulantes paraenses. Porém, a Polícia Federal ainda não foi informada oficialmente sobre prisões e outras apreensões que possam ter decorrido da operação.
A droga que sai do Pará costuma ser levada à costa Africana e então ser distribuída na Europa. As investigações da Polícia Federal continuam, com prioridade na identificação da organização criminosa responsável pelo envio de cocaína apreendida.