Pará

Operação CPNU não registra ocorrências no Pará neste domingo (18) de provas

Trabalho começou com a escolta das provas, e a ação integrada não registrou ocorrências relevantes em todo o território estadual
Trabalho começou com a escolta das provas, e a ação integrada não registrou ocorrências relevantes em todo o território estadual

Segue para fase final a operação que garantiu o êxito da realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) neste domingo (18). O trabalho começou com a escolta das provas, e a ação integrada não registrou ocorrências relevantes em todo o Estado, nos dois períodos das aplicações dos exames. Em Belém, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) reuniu representantes das forças de segurança, e da organização do concurso,  acompanhando o desenvolvimento do certame em tempo real.

A operação coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), contou com o reforço de mais de 2 mil agentes, mobilizados para garantir mais segurança aos candidatos paraenses. Após a finalização das provas, o trabalho segue para a escolta reversa, explica o secretário adjunto de Gestão Operacional, da Segup, Luciano de Oliveira.

Com mais de 2 milhões de candidatos participando no Brasil, o Pará foi o sexto colocado com o maior número de inscritos dentre todos os estados da federação, com 118.876 candidatos que realizaram as provas em 284 estabelecimentos de ensino em 17 municípios paraenses.

Monitoramento –  O Pará contou com doze centros integrados regionais que acompanharam o desenvolvimento do concurso público. Todas as unidades foram coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, instalado em Belém, que abrange também toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). No total, quase mil câmeras foram utilizadas, em todo o Estado, para o acompanhamento e monitoramento das forças de segurança nos locais de prova, e no seu entorno, para garantir maior segurança dos candidatos.

Assim como na capital, os 12 centros nos outros municípios do Pará, reuniram representantes das forças de segurança das esferas estaduais, municipais e federais, bem como, dos órgãos envolvidos diretamente na realização do certame, a fim de agilizar e viabilizar maior integração e  comunicação entre as instituições.