Pará

Operação “Corpus Christi 2023" resulta em 37 prisões no Pará

Ao todo, de quinta-feira (8) até a tarde deste domingo (11), foram registrados 279 boletins de ocorrências nas Delegacias de Polícia Civil. Foto: Divulgação
Ao todo, de quinta-feira (8) até a tarde deste domingo (11), foram registrados 279 boletins de ocorrências nas Delegacias de Polícia Civil. Foto: Divulgação

As ações de segurança planejadas para a Operação “Corpus Christi 2023” garantiram a tranquilidade e segurança da população paraense no feriado prolongado. As ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) em parceria com os órgãos de segurança estaduais, tiveram início na última quarta-feira (7) com o deslocamento dos agentes, e seguem até a manhã desta segunda-feira (12), com reforço no efetivo em mais de 30 localidades do estado.

Dentre as principais ações desenvolvidas até este domingo (11), estão a “Lei Seca” que ordena e fiscaliza o fluxo de trânsito para coibir crimes de trânsito e evitar com que motoristas transitem sob efeito de bebidas alcoólicas; além das fiscalizações de veículos e estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e casas noturnas no âmbito do enfrentamento aos crimes ambientais, como poluição sonora e perturbação do sossego alheio, por meio da “Tolerância Zero”.

Ao todo, de quinta-feira (8) até a tarde deste domingo (11), foram registrados 279 boletins de ocorrências nas Delegacias de Polícia Civil. Até o momento, foram contabilidades 37 prisões e 6 armas de fogo apreendidas.

Durante as ações da “Tolerância Zero” no distrito de Mosqueiro e Salinópolis, que ocorreram em dois turnos, de forma integrada, foram fiscalizados 45 estabelecimentos e 18 veículos no âmbito de combate à poluição sonora e perturbação do sossego alheio. Em relação a regularização de licenças nos estabelecimentos, 44 foram fiscalizações e 18 intimados e advertidos para regularização de documentação.

As ações seguem até esta segunda-feira, com o monitoramento do retorno nas principais estradas, para evitar que acidentes ocorram e a tranquilidade seja mantida

Segundo Luciano de Oliveira, secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, as ações desenvolvidas desde a saída da Capital nas principais vias e estradas foram planejadas para manter a segurança de todos nesse período de lazer em que muitos se deslocaram para os balneários no interior do estado.

“Nós estamos atuando desde a saída da Capital, como dentro das principais localidades em que recebem mais pessoas em feriados como esse, e assim mostrar aos turistas e paraenses que os órgãos de segurança pública estão presentes para garantir tranquilidade e paz social. Ressaltamos que as ações permanecem até a segunda-feira, que é quando muitas famílias ainda estão retornando para seus municípios e capital do estado”, afirmou Luciano.