COP

ONU confirma data da COP 30 em Belém; Papa Francisco pode visitar o Pará

A Itaipu participa de reforço para garantir investimento no valor de R$ 1,3 bilhão em obras de infraestrutura urbana na capital paraense
A Itaipu participa de reforço para garantir investimento no valor de R$ 1,3 bilhão em obras de infraestrutura urbana na capital paraense

A 30ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima (COP-30) vem gerando diversas reflexões, expectativa de obras na Grande Belém e também expectativa por parte da população em geral.

Uma das dúvidas que pairava é quando seria o evento, mas esta decisão já foi tomada. Segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, “a COP 30 marcada para 2025 para Belém do Pará já tem data certa para sua realização”.

“A ONU definiu que sua 30ª Conferência sobre Mudanças Climáticas começará em 10 de novembro e terminará onze dias depois’, informou em sua coluna. Ou seja: a COP terá início em um domingo, 10 de novembro, e seguirá até dia 21, quinta-feira”, informou o jornalista, em sua coluna neste domingo, 15.

Ainda de acordo com ele, Belém pode ter destaque de outro modo também, que seria histórico para a capital paraense e para a Amazônia: na próxima quarta-feira (18), o Governador do Pará Helder Barbalho se encontra com o Papa Francisco.

Helder irá convidar o sumo pontífice para participar de um evento religioso pré-COP 30. Ainda não há detalhes sobre a programação, mas a partir de agora a expectativa para a COP e eventos prévios só irão aumentar.

A confirmação de Belém como sede da COP 30 aconteceu em maio deste ano, em anúncio feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorreu em resposta ao pleito do próprio presidente Lula, feito durante participação na COP- 27, no Egito, no ano passado, logo após vencer as eleições.

Segundo o presidente, como a floresta amazônica era o principal tema de debate nas conferências das quais participou, em Paris e Copenhague, além do Egito, ele decidiu sugerir que a COP fosse realizada na região, para que as pessoas pudessem conhecer a floresta e suas riquezas.

“Se todos falavam da Amazônia, por que, então, não fazer a COP num estado da Amazônia, para que eles conheçam o que é? O que são os rios, as florestas, a fauna. O pessoal se prepare porque vai ter gente do mundo inteiro e vão ficar maravilhados com a cidade de Belém”, afirmou Lula, após o anúncio feito ao lado do governador Helder Barbalho.