A tradição se renova: Belém e mais de 60 municípios paraenses já estão nos preparativos finais para a Feira do Pescado 2025, que acontece nesta quarta (16) e quinta-feira (17). O evento, promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), conta com o apoio das prefeituras e secretarias municipais de Agricultura e Pesca, garantindo acesso ao pescado de qualidade com preços acessíveis no período da Semana Santa.
📍 Mais pontos de venda em Belém
A capital paraense ampliou a estrutura do evento e contará agora com oito pontos de venda, o dobro do inicialmente previsto. A novidade reforça o compromisso com o abastecimento seguro e diversificado para a população, especialmente em um dos períodos de maior demanda por pescado no ano.
🐠 Oferta farta e sustentável
Serão comercializadas cerca de 250 toneladas de pescado, com uma grande variedade de espécies como piramutaba, gó, douradinha, caranguejo, camarão e ostras, oriundos de reservas extrativistas e da aquicultura familiar, garantindo o respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade dos recursos naturais.
Em destaque, os pontos da Aldeia Amazônica e do Centur irão disponibilizar caranguejo vivo, garantindo o frescor e a preferência dos consumidores mais exigentes.
✝️ Tradição cristã e acessibilidade
De acordo com Alan Pragana, coordenador da Feira, o objetivo é manter viva a tradição da Semana Santa nas mesas paraenses:
“Teremos pescado para todos os gostos e bolsos. Nossa missão é garantir que ninguém fique sem o tradicional peixe do feriado. Esperamos, inclusive, uma procura maior este ano, por fatores como maré, economia e adesão da população.”
📍 PONTOS DE VENDA – FUNCIONAMENTO DAS 8H ÀS 14H
Em Belém:
- Usina da Paz no Guamá – Av. Bernardo Sayão, 4783 – Guamá
- Sede da Seduc – Rodovia Augusto Montenegro, KM-10
- Aldeia Amazônica – Av. Pedro Miranda, s/n – Pedreira
- Centur – Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré
- Mar Frios – Av. Rômulo Maiorana, 231 – em frente à Feira da 25 – Marco
- Mar Frios – Av. Roberto Camelier (esq. com Rua dos Caripunas) – Batista Campos
- Kennedy Mariscos – Feira da 25 de Setembro, Complexo 2 – Rômulo Maiorana
- Gilson Mariscos – Trav. Chico, nº 5 – entre Transmangueirão e São João – Mangueirão
Em Ananindeua:
- Usina da Paz do Icuí – Estrada do Icuí-Guajará, esquina com Av. Independência