Duas onças-pintadas resgatadas no Pará foram transportadas gratuitamente para São Paulo por meio do programa Avião Solidário, da LATAM, em uma ação que integra a estratégia de conservação da fauna brasileira. Os felinos, dois irmãos da espécie Panthera onca, foram resgatados em 2023 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no município de Tomé-Açu, no nordeste do estado, e estavam sob cuidados no BioParque Vale Amazônia, em Parauapebas, no sudeste paraense.
Para garantir o bem-estar dos animais durante a viagem, cada um foi transportado em um voo diferente. A primeira onça, chamada Caeté, embarcou na quinta-feira, 3 de julho, e foi acolhida pelo Zoológico Joaquim Garcia Franco, em Guaíra (SP). Já o irmão, Caiapó, seguiu viagem na sexta-feira, 4 de julho, com destino ao Zoobotânico Municipal de São José do Rio Preto (SP), referência na conservação de espécies silvestres.
De acordo com a LATAM, o transporte aéreo reduziu drasticamente o tempo de deslocamento, que partiu de Marabá, também no sudeste do estado, com destino a São Paulo (SP) – por via terrestre levaria mais de 35 horas. A bordo das aeronaves, a viagem foi concluída em cerca de seis horas, incluindo uma conexão rápida em Brasília (DF).
A ação faz parte do Programa de Conservação ex-situ da onça-pintada, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o Ibama.
Avião Solidário já ajudou a proteger mais de 4,6 mil animais no Brasil
Em 13 anos de atuação, o programa Avião Solidário da LATAM já transportou gratuitamente mais de 4,6 mil animais e 868 toneladas de cargas em ações humanitárias e ambientais no Brasil. Durante a pandemia, a iniciativa foi responsável por distribuir 282 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 e, mais recentemente, atuou na crise climática do Rio Grande do Sul com o envio de doações e transporte de profissionais voluntários.
A iniciativa está alinhada à estratégia de sustentabilidade da companhia e conta com apoio de diversas instituições parceiras, como SOS Mata Atlântica, Instituto Rodrigo Mendes, Movimento União BR, Amigos do Bem, entre outras.