Pará

Oferta de serviços do TerPaz leva multidão à Praça da República

O Governo do Pará, por meio do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), vai oferecer consultas oftalmológicas gratuitas aos moradores do bairro Jaderlândia. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
O Governo do Pará, por meio do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), vai oferecer consultas oftalmológicas gratuitas aos moradores do bairro Jaderlândia. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Wesley Costa

No Dia do Trabalhador, celebrado nesta segunda-feira (1º), o Programa TerPaz esteve na Praça da República, em Belém, oferecendo diversos serviços de saúde e cidadania à população. O momento buscou reforçar a importância dos trabalhadores e trabalhadoras na construção e manutenção do Brasil, além de reforçar a garantia dos seus direitos. A iniciativa, que teve apoio de várias secretarias estaduais, contou ainda com uma programação cultural com shows de artistas locais.

Ao todo, três carretas do programa realizaram atendimentos gratuitos que incluíam palestra sobre higiene bucal, atendimento odontológico, vacinação, consultas médicas, avaliação nutricional, emissão de documentos e orientação jurídica. Tutores de animais também puderam aproveitar o momento para fazer cadastro, vacinação, consultas veterinárias e participar de conversas de conscientização contra maus-tratos aos animais pelo programa ParáPet.

O titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Igor Normando, falou sobre o papel dos trabalhadores e a importância dessa valorização.  “Hoje (ontem) celebramos aqueles que, com o suor, dão sustento e são a locomotiva econômica do nosso estado. São esses trabalhadores e trabalhadoras, das mais diversas funções, que tornam o Pará cada vez mais rico, desenvolvido e promovem a dignidade de toda uma população”, frisou.

O titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Igor Normando, falou sobre o papel dos trabalhadores e a importância dessa valorização. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Durante a ação, centenas de pessoas buscaram pelos serviços oferecidos. A emissão de RG e os demais atendimentos de saúde ficaram com a maior demanda. “Essas ações são ótimas, porque no dia a dia, muita gente não tem como faltar o trabalho para buscar esses serviços básicos. Escolher um feriado bastante simbólico e um lugar central foi um acerto grande mesmo”, disse Eliane Almeida, 42, que aproveitou para atualizar sua carteira de vacinação.

Na ocasião, a coordenadora de ações da Secretaria de Saúde Pública (Sespa) pelo ParaPaz, Ivete Bulhosa, lembrou que esse também foi um momento de autocuidado dos servidores. “A gente vê que, principalmente, o profissional de saúde cuida muito dos outros, mas se descuida. Então, hoje também é um dia para mostrar que precisamos de cuidados, fazendo esse contraponto que é preciso trabalhar a própria prevenção”, destacou.