Ana Laura
O relançamento oficial do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, ocorreu na manhã deste sábado (25) no distrito de Outeiro, em Belém. O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve no evento de retomada das obras do residencial “Viver Outeiro”, junto ao governador do Estado, Helder Barbalho; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e o secretário municipal de habitação, Rodrigo Moraes. As famílias contempladas pelo programa também se fizeram presente e, com muita alegria, celebraram o recomeço de um sonho antigo.
Com a retomada das obras, cerca de mil e oito unidades habitacionais serão entregues até o final de 2024. Para assegurar o andamento das ações a serem feitas, inclusive de saneamento e urbanização, o Ministério das Cidades vai injetar R$ 20 milhões para sua conclusão. A prefeitura de Belém também repassou R$ 1,6 milhão dos cofres municipais ao projeto.
Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, muita coisa deverá ser refeita por conta do abandono em que o residencial se encontra, já que as intervenções no empreendimento estão paralisadas há 8 anos.
“Esse é um problema que tem que acabar. As obras do Minha Casa, Minha Vida têm que iniciar e precisam ser concluídas, porque isso representa não só um prejuízo financeiro, como também social. Aqui, já deveriam estar morando mil e oito famílias desde 2017, no máximo, e isso não aconteceu. Então, neste relançamento do programa, nós vamos trabalhar para que todas essas obras que estavam paralisadas sejam retomadas e entregues o mais rápido possível para a população que mais precisa”, ressaltou.
DIGNIDADE
Já o governador Helder Barbalho, afirmou que é fundamental fortalecer a política habitacional, permitindo que famílias tenham o direito de moradia digna e de qualidade garantido, além de aquecer a economia.
“Festejo que o governo federal, a partir do Ministério das Cidades, esteja retomando este empreendimento tão importante para as famílias de Outeiro. São mais de mil moradias para enfrentar a questão do déficit habitacional, que estarão permitindo o remanejamento para obras importantes de saneamento e infraestrutura da Região Metropolitana de Belém, além de, claro, ser um programa que estimula a construção civil, gerando emprego e renda, e principalmente, evitando o desperdício de um conjunto que, lamentavelmente foi abandonado pelo governo federal anterior”, ressaltou.
Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o momento representa a restituição da dignidade de muitas famílias da ilha. “Estamos vivendo um momento muito importante, de respeito, de dignidade, de volta de políticas públicas para a habitação no país e no Estado. é gratificante participar deste momento e restituir o direito à moradia à população da Ilha de Outeiro”, encerra.
Também estiveram presentes no evento o senador Jader Barbalho, a deputada federal Elcione Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan.