Pará

O verdadeiro significado do Natal

Acima de presentes e luzes, o período representa o nascimento de Jesus e sua mensagem de renovação da fé, segundo os próprios cristãos Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
Acima de presentes e luzes, o período representa o nascimento de Jesus e sua mensagem de renovação da fé, segundo os próprios cristãos Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.

Wesley Costa

A celebração de Natal vai muito além da tradicional troca de presentes, do encanto das decorações luminosas ou das comidas servidas na ceia especial. Para os cristãos, o verdadeiro significado reside em festejar o nascimento de Jesus Cristo, que simboliza o amor, a esperança e a compaixão com o próximo. É neste período que as pessoas também buscam renovar seus votos de solidariedade e generosidade, fazendo reflexões sobre os valores que realmente importam na vida.

O pároco da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Padre Francisco Maria Cavalcante, lembra que a narrativa do nascimento de Jesus reflete os princípios fundamentais da fé cristã. “Ao celebrar o nascimento, um momento cercado de acontecimentos, prova-se o amor de Deus pela sua criação. Esse sentimento de proximidade está no próprio nome Emanuel, que significa que Deus está conosco, que se faz presente entre nós. É um sopro de esperança para trilhar um caminho de crescimento do amor, da maturidade e espiritualidade”, disse.

Esta mensagem de esperança e salvação associada ao Natal, também mostra o compromisso que Deus tem com o povo. “Para o povo judaico, o nascimento de Jesus é o cumprimento da promessa de esperança herdada de geração em geração. Por isso, também somos herdeiros. Contemplar o Natal significa perceber que Deus cumpre a sua promessa e realiza aquilo que oferece a humanidade. Em resposta, Ele espera de nós a entrega e abertura para aquele que se aproxima”, diz.

Para a vendedora Silvia Coelho, 56 anos, o nascimento no Natal é um milagre que acontece todos os anos para aqueles que creem. “Hoje, muita gente está apenas na busca do material que essa data também oferta. Mas esquecem que sem Jesus não somos nada e que tudo devemos a Ele. Graças a Deus, esse nascimento proporciona momentos lindos e que nada está ligados a presentes ou comidas. O Natal deve ser vivido com fé e propósito de fazer melhor, de ser uma pessoa melhor para si e para os outros”, entende.

A aposentada Elina Dias Jaime, 91, afirma que sem Jesus a vida não faz sentido e que o natal é uma forma de reforçar a sua importância na vida cristã. “Eu não sou nada sem ele. Por isso, o Natal é um momento de celebrar todos os milagres que Ele nos proporciona todos os dias do ano e que, muitas vezes, não percebemos. É uma época de refletir sobre a nossa vida e de que forma estamos vivendo os seus ensinamentos que transformam vidas para melhor”, avalia.

Regina Fátima Cavalcante, 68, também descreve a data especial como uma oportunidade de se conectar com a fé. “Esse nascer de Jesus, também deve ser visto como um renascimento para nós mesmos. Pois é a chance que temos de parar para dar sentido ao que realmente importa nessa data. Esquecer o mundo e toda correria que vivemos no dia a dia, para dar atenção ao nosso íntimo e também as pessoas que nos cercam. Natal é união, partilha e amor. Nada do que fazemos terá sentido, se não houver esse verdadeiro espírito natalino”, reconhece.

A oração é o ponto de partida para quem quer vivenciar um Natal diferente, indica o padre Cavalcante. “Procure pela sua comunidade e viva as propostas litúrgicas que a igreja lhe dar nesse período. Visite a casa do aniversariante para participar da santa missa. Em segundo lugar, pratique a caridade. É possível vivenciar o Natal em atos que fazem o bem, mesmo que seja um gesto pequeno. Nosso senhor não precisa de presentes da humanidade, mas sim de atos de amor”, assegura.

No âmbito familiar a orientação é expressar o amor, o carinho e a gratidão. “As pessoas são presentes do amor de Cristo em nossa vida. Que nas ceias possamos dedicar um momento de oração e louvor a Deus, consagrando esse encontro dos amigos e da família, pedindo que esse aniversariante, Jesus Cristo, possa se fazer presente e habitar na vida de todos”, concluiu o pároco.