O Chocolat Amazônia e Flor Pará 2024 abriu ontem oficialmente e até o dia 29 de setembro, o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia será palco de diversos produtores de cacau, chocolate, flores e plantas ornamentais.
“Belém é um lugar especial na história do Chocolat Festival. O Pará é um dos maiores produtores de cacau do Brasil e tem aumentado muito sua produção. O festival será incrível”, afirmou Marco Lessa, CEO do Grupo M21 e idealizador do Chocolat Festival.
O anfitrião do evento, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, que representou o governador Helder Barbalho, destacou que o Pará sentem-se honrado em realizar um festival de tamanha importância e que é considerado o maior do segmento na América Latina. “Com essa cultura nós vamos trazer a independência da família, dos produtores rurais. Estamos a expandir a produtividade da área já plantada, a melhorar a qualidade da amêndoa e nessa feira haverá palestras para esclarecer todas as dúvidas do produtor”, informou.
O evento reúne mais de 800 produtores que, além de apresentar e comercializar seus produtos aos visitantes, participam do Fórum da Cacauicultura e rodadas de negócios que fazem parte da programação.
Entre as atrações está o espaço denominado “Cacau Floresta”, onde o visitante é remetido ao ambiente amazônico e conhecerá um pouco da biodiversidade da região. O espaço simula uma área de plantio do cacau de origem, cultivado de forma sustentável.
Até o dia 29, O público interessado em plantas poderá participar dos cursos gratuitos de arranjos florais e cultivos de espécies amazônicas. Também são ofertados cursos gratuitos ministrados por renomados chefs especializados em receitas que utilizam o cacau e o chocolate como base.
Serviço
l O Chocolate Festival e Flor Pará 2024 ocorre no Hangar das 14h às 22h com entrada gratuita. A organização do evento, como já se tornou tradição, solicita que os visitantes levem um quilo de alimento não perecível que posteriormente serão distribuídos para entidades filantrópicas.
l Toda a programação poderá ser conferida no site www.sedap.pa.gov.br.