Alessandra Gonçalves/Dol Carajás
Um vazamento de gás amônia no frigorífico da JBS em Marabá, sudeste do Pará, deixou, na manhã desta segunda-feira (22), pelo menos 24 funcionários intoxicados.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, 24 trabalhadores, sendo oito homens e 16 mulheres, incluindo uma gestante de seis semanas, deram entrada no Hospital Municipal da cidade.
Por volta de 10h, familiares dos trabalhadores começaram a ser avisados do que estava acontecendo. “Eu estava fazendo almoço no momento teve uma ligação do celular dele e alguém informando pra gente vir no hospital que ele tinha sido trazido para o hospital. Não explicaram direito o que aconteceu, a gente está aqui aguardando para ver”, disse Leonice Pereira de Sousa, avó de um dos trabalhadores intoxicados.
A dona de casa Maria Alves de Oliveira também estava no hospital. Ela tem dois familiares que trabalham no frigorífico JBS. Ela questionou o fato dos trabalhadores não terem plano de saúde. “Cadê o plano de saúde dessa empresa que tem que paralisar o hospital com um monte de gente que está hoje para atender os funcionários da JBS”, questionou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o quadro de saúde dos pacientes é considerado leve e estável, seguindo em observação até a alta médica.Já a JBS disse que “o vazamento de amônia ocorrido nesta manhã na unidade de Marabá foi prontamente controlado” e que “todos os colaboradores estavam utilizando equipamentos de segurança padrões e receberam atendimento médico imediato e toda a assistência necessária”. Não houve casos graves entre os atendidos, ainda segundo a empresa.
Esta não é a primeira vez que trabalhadores são intoxicados neste frigorífico. Em junho do ano passado, aproximadamente 100 funcionários foram intoxicados, sendo que 50 deles precisaram ser internados por causa da intoxicação.