A nova Estação de Tratamento de Água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), localizada em Alter do Chão, região oeste do Estado, já recebe os últimos ajustes para ser entregue à população, em benefício direto de mais 14 mil pessoas. Profissionais da Companhia já executam o controle de qualidade e a análise da água bruta captada, por meio do poço profundo responsável pelo abastecimento dos reservatórios que vão atender à população.
“Para segurança dos consumidores foi analisado o pH, que é uma medida do potencial hidrogeniônico, que indica o nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade do líquido, além da turbidez, a cor aparente, coliformes totais e termotolerantes. Os parâmetros analisados estão de acordo com a Portaria GM/MS n.º 888/2021 do Ministério da Saúde”, explicou Júlia Carvalho, engenheira Sanitarista da Cosanpa.
O material foi analisado no laboratório da Companhia, em Santarém, para onde serão enviadas as novas coletas de acompanhamento dos resultados e qualidade até a entrega do Sistema. “Esse monitoramento será feito com frequência e será intensificado após a entrega do novo sistema de abastecimento, para garantir a todos, água adequada aos padrões de potabilidade”, ressaltou Carlos Pedroso, coordenador técnico da Cosanpa.
Mais melhorias
Considerado o “Caribe Brasileiro”, e um lugar paradisíaco e com inúmeras belezas naturais, Alter do Chão receberá o primeiro sistema de abastecimento de água, com obras inéditas e que vão promover mais melhorias para todos que residem na região. O feito também vai contribuir para gerar maior bem-estar e qualidade de vida aos visitantes.
O poço construído tem 210 m³/h de vazão e dois reservatórios com capacidade de 400m³ e 300m³. Serão 39 km de rede de distribuição e 2.130 ligações domiciliares, das quais mais de 1.300 já foram realizadas nos bairros Carauarí, União, Centro e Jacundá.