NOVA DIRETORIA

Novo presidente do TCE-PA convida o Grupo RBA para posse

TCE-PA tem novo presidente e corpo dirigente para os próximos anos. Posse será na próxima semana.

Conselheiro e presidente eleito Fernando Ribeiro foi recebido por Camilo Centeno e Nilton Lobato, presidente e diretor comercial do Grupo RBA, respectivamente. Foto: Baltazar Costa
Conselheiro e presidente eleito Fernando Ribeiro foi recebido por Camilo Centeno e Nilton Lobato, presidente e diretor comercial do Grupo RBA, respectivamente. Foto: Baltazar Costa

O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheiro Fernando de Castro Ribeiro, visitou o Grupo RBA na tarde desta quinta-feira (23) para trazer o convite para a sessão solene de posse do novo corpo dirigente para o biênio 2025-2027, que será realizada no próximo dia 31, no Teatro Maria Sylvia Nunes, no Complexo Estação das Docas, em evento para convidados. Fernando Ribeiro foi recebido pelo presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno, e pelo diretor comercial do Grupo RBA, Nilton Lobato.

Além do novo presidente Fernando Ribeiro, o novo corpo dirigente do TCE-PA também é formado pelos conselheiros Luís da Cunha Teixeira, vice-presidente, e Odilon Inácio Teixeira, corregedor. A eleição ocorreu no dia 10 de dezembro de 2024 por unanimidade. A transferência da liderança do órgão de controle externo será realizada pela atual Presidente Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes.

Natural do Pará, atualmente com 69 anos, Fernando Ribeiro é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Já foi deputado estadual e senador e foi indicado pelo Poder Executivo, por meio do governador Helder Barbalho, ao cargo de conselheiro em abril de 2020, logo após tomou posse como corregedor em fevereiro de 2021, e em seguida como vice-presidente do TCE-PA em fevereiro de 2023 até o dia 31 de janeiro deste ano, quando será empossado como presidente.

Conforme ressaltou Fernando Ribeiro, no Tribunal é tradição haver um rodízio entre os sete integrantes do colegiado, tendo um revezamento natural nas funções institucionais. “Então, a experiência que eu já tenho de estar lá (no TCE-PA) desde 2020, de já ter sido corregedor e estar finalizando na vice-presidência, certamente vão contribuir comigo para que eu possa desempenhar bem a minha função de chefe do controle externo no Estado do Pará”.

Conforme ressaltou Fernando Ribeiro, no Tribunal é tradição haver um rodízio entre os sete integrantes do colegiado, tendo um revezamento natural nas funções institucionais.
Conforme ressaltou Fernando Ribeiro, no Tribunal é tradição haver um rodízio entre os sete integrantes do colegiado, tendo um revezamento natural nas funções institucionais.

O novo presidente também ressaltou a importância da cidadania, composta também do controle social, que é a supervisão da sociedade sobre as ações do governo, tendo a participação do cidadão na gestão pública por meio de fiscalização, monitoramento e controle das ações da administração pública.

“O Tribunal tem canais específicos para que qualquer pessoa formule uma denúncia ou representação que poderá, constatada a veracidade, se transformar num processo investigativo dentro do controle externo. A sociedade tem o direito e tem o dever de nos ajudar nessa atribuição por meio, exatamente, do controle social”.

Camilo Centeno afirmou que o TCE-PA tem um papel importantíssimo no Pará no acompanhamento do dia a dia do governo e das administrações diretas e indiretas. Com relação ao novo presidente do Tribunal, o presidente do grupo RBA destacou que Fernando Ribeiro é uma pessoa extremamente preparada, competente e tem feito um importante trabalho para a sociedade. “Tenho certeza que agora na presidência vai desempenhar ainda mais um grande papel relevante para nós paraenses”.