ADVOCACIA

Novo presidente da OAB-PA tomou posse; veja galeria de fotos

O novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pará (OAB-PA), Sávio Barreto foi empossado no TJPA

Belém, Pará, Brasil. Cidade. POSSE DIRETORIA OAB-PA - Sávio Barreto (presidente OAB PA) - 15/01/2025. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
Belém, Pará, Brasil. Cidade. POSSE DIRETORIA OAB-PA - Sávio Barreto (presidente OAB PA) - 15/01/2025. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

Tomou posse na noite desta quarta-feira (15), o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pará (OAB-PA), Sávio Barreto, 46 anos. Além dele, foram empossados a vice-presidente, Brenda Araújo; a secretária-geral, Eva Franco; o secretário-geral adjunto e corregedor, Alexandre Scherer; e o diretor-tesoureiro, Tiago Sefer.

A solenidade ocorreu no prédio anexo do Tribunal de Justiça do Estado. Barreto e Araújo comandarão a Ordem por três anos, de 2025 a 2027, após serem eleitos em novembro do ano passado. “Estou muito otimista com o grupo que está aqui presente, que toma posse hoje, e com o prestígio dessa festa, que marca o início de um novo momento na história da Ordem”, declarou o presidente.

Ele também destacou a transição pacífica de poder na entidade e conclamou os advogados à reunificação. “O primeiro passo foi reunificar a advocacia após uma eleição muito acirrada. Viemos de um grupo de oposição e hoje somos situação. Então, imediatamente após o encerramento da eleição, abrimos as portas da OAB para reaglutinar toda a advocacia e convidá-los a contribuir com esse novo modelo de gestão que iniciamos agora”.

O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael de Assis Horn, conduziu o juramento e deu posse aos eleitos. A mesa do ato foi composta por diversas autoridades dos três poderes estaduais. A Prefeitura de Belém foi representada pela procuradora-geral do município, Ana Gluck Paul.

A governadora em exercício, Hana Ghassan Tuma, representou o Executivo Estadual, ao lado de secretários e servidores do governo. “Estamos aqui para desejar sucesso à nova diretoria da OAB Pará e dizer que podem contar com a parceria do Governo do Estado para fortalecermos, cada vez mais, a justiça social no Pará”, felicitou Ghassan. Ao lado da governadora, o presidente mencionou que o projeto eleito busca aproximar a entidade dos compromissos sociais.

“É um projeto de retomada da pauta institucional da OAB e de reaproximação com as principais questões sociais que acabaram ficando afastadas do nosso sistema. Isso não é fácil, é claro, e vai exigir uma interlocução diária”, afirmou Barreto.


Brenda Araújo destacou que uma das prioridades da nova gestão será o apoio às mulheres. “Nossa ideia é fortalecer esse trabalho para que ele cresça e possamos oferecer às mulheres advogadas, bem como às mulheres da sociedade civil, toda a segurança necessária para promover suas carreiras e superar as desigualdades impostas pelo gênero”, ressaltou. A vice-presidente, de 38 anos, é formada em Direito pela Unama e pós-graduada em Processo Civil e Direito Administrativo pela PUC. Já atuou na Comissão de Combate à Corrupção e Improbidade da Ordem e é professora universitária.

Sávio Barreto Lacerda de Lima recebeu 4.673 votos na eleição do ano passado, em que enfrentou a chapa do agora ex-presidente Eduardo Imbiriba. Formado em Direito pela UFPA, em 2002, é sócio do escritório Barreto & Costa Advogados Associados. É mestre em Direitos Humanos também pela UFPA, foi conselheiro da Ordem entre 2016 e 2018 e é professor universitário.