AGRO

Nova Timboteua adere ao Programa Territórios Sustentáveis

Em reunião de gestores estaduais e municipais, na sede da Sedap, foi discutido o fomento à agricultura no município, principalmente a produção familiar.

Nova Timboteua adere ao Programa Territórios Sustentáveis Nova Timboteua adere ao Programa Territórios Sustentáveis Nova Timboteua adere ao Programa Territórios Sustentáveis Nova Timboteua adere ao Programa Territórios Sustentáveis

Com a finalidade de analisar iniciativas destinadas a fomentar e potencializar a agricultura, sobretudo a familiar, no município de Nova Timboteua, na Região de Integração Rio Caeté, nordeste paraense, foi realizada nesta quarta-feira (12) reunião de gestores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Prefeitura.

Entre as ações previstas estão o fomento às vocações agrícolas, como o cultivo de mandioca (instalação de casa de farinha), construção de tanques escavados para criatório de peixe e produção consorciada de cacau e açaí.

Em fevereiro deste ano, Nova Timboteua foi um dos municípios contemplados com um trator agrícola entregue pelo governo estadual, por meio da Sedap. Após receber orientações, a Prefeitura já iniciou o processo de adesão ao Programa Territórios Sustentáveis (PTS), para ter acesso às ações executadas pela Secretaria.

A prefeita de Nova Timboteua, Aline Costa, acompanhada de comitiva, conversou com o secretário-adjunto da Sedap, Wandenkolk Gonçalves. O atendimento às demandas agrícolas apresentadas pela gestora é um compromisso assumido pelo governador Helder Barbalho, ressaltou o secretário-adjunto, para apoiar o desenvolvimento agropecuário na região de Nova Timboteua.

“A prefeita vem buscar parcerias com o governo do Estado, através da Sedap, para fomentar e alavancar a agricultura familiar no município. É uma recomendação expressa do nosso governador para viabilizarmos questões que são importantes ao município. A partir das vocações agrícolas, nós iremos potencializar a agricultura familiar. Quem mais ganhará com isso são os produtores e os moradores de Nova Timboteua”, garantiu Wandenkolk Gonçalves.

Com a adesão do município ao PTS, como já ocorre com mais de 45 municípios, o atendimento às demandas se torna mais célere.

“A prefeita já está protocolando o ofício solicitando a inclusão, e eu não tenho dúvida que será aprovado por unanimidade. Nós queremos fazer de Nova Timboteua um projeto modelo para ser extrapolado e copiado, para fazer nos demais municípios da região”, acrescentou o secretário-adjunto da Sedap.

Potencial

Nova Timboteua é um dos municípios do nordeste do Pará incluso na rota turística Belém-Bragança (que remonta à antiga estrada de ferro). Entre as vocações agropecuárias do município, informou a prefeita Aline Costa, estão o cultivo de mandioca para produção de farinha e o extrativismo (principalmente de açaí). Segundo a prefeita, também há perspectiva de investir na produção de cacau.

Timboteua também se destaca, conforme a prefeita, pela qualidade da goma de tapioca, considerada uma das melhores do Estado. O município tem quase 15 mil habitantes. a maioria concentrada na zona rural. No último dia 17 de fevereiro, a Prefeitura recebeu do Estado um trator agrícola. Para incentivar o turístico gastronômico é realizado o Festival do Mingau, no mês de julho.

Aline Costa, que já havia se reunido com o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan, disse que Nova Timboteua ganha impulso com o apoio do governo do Estado.

“A prioridade é o desenvolvimento socioeconômico do nordeste paraense, onde está incluído Nova Timboteua, que tem como base econômica a agricultura familiar, um grande potencial, e recebeu o olhar atencioso do nosso governador e do secretário da Sedap para minimizar os problemas de desenvolvimento que nós temos. Com essa parceria, teremos a alegria de ver o nosso município se desenvolver, o nosso produtor plantar e cuidar daquela terra, que é fértil e pede para ser plantada. É um olhar humano do nosso Governo para as pessoas que mais precisam, para o nordeste paraense”, destacou a prefeita, que estava acompanhada pelo secretário municipal de Agricultura, Milton Fernandes, e o diretor de Agricultura, Jocélio Porfírio.