A pesquisa do instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record TV, revelou que o governador Helder Barbalho (MDB), que concorre à reeleição no Pará, lidera as intenções de voto em todos os cenários levantados pela pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, 5, pela emissora. Helder aparece com 67% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes às pessoas entrevistadas. Em segundo lugar, aparece o senador Zequinha Marinho (PL), com 11%.
O instituto ouviu 1.000 eleitores em seis regiões do estado nos dias 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95% e a pesquisa foi registrada no TSE sob o número PA-07332/2022.
Helder também está à frente no cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. Nele, o governador aparece com 44% das intenções de voto, e Zequinha, com 3%. Outros candidatos somaram 1%. Brancos e nulos foram 4%, e não souberam ou não quiseram responder, 48%.
Considerando apenas os votos válidos, excetuando os brancos, nulos e indecisos, Helder tem 80% das intenções de voto. Já Zequinha aparece com 13%, seguido de Adolfo Oliveira (Psol) e Major Marcony (Solidariedade), ambos com 2%, e Cleber Rabelo (PSTU) e Dr. Felipe (PRTB) com 1%. Os demais candidatos não foram citados.
Helder aparece à frente em todas as seis regiões pesquisadas, destacando a Ilha de Marajó, onde o atual governador é mais bem aceito. Na região, 85% dos entrevistados disseram que pretendem reeleger o emedebista. O segundo colocado, Zequinha Marinho, vai melhor no Sudeste paraense, onde alcança 23% das intenções de voto. Em um eventual segundo turno entre Helder Barbalho e Zequinha Marinho, o atual governador venceria a eleição com 71% das intenções de voto. Zequinha Marinho teria 13%.
No recorte de gênero, Helder aparece como a principal opção de voto para 70% das mulheres e 64% dos homens, segundo o levantamento. Já o candidato do PL tem 8% da preferência feminina e 13% da masculina.
O levantamento questionou os eleitores sobre os candidatos à única vaga ao Senado pelo Pará. Mario Couto (PL) e Beto Faro (PT) aparecem tecnicamente empatados, com 17% e 16%, respectivamente, das intenções de voto. Pioneiro (PSDB) tem 10%; Flexa (PP), 9%; e Delegado Jardel (Podemos), 7%.
OUTRAS PESQUISAS
Helder lidera a corrida à reeleição em outras duas pesquisas divulgadas neste final de semana. No levantamento realizado pelo Instituto Acertar, contratado pelo DIÁRIO DO PARÁ e divulgado neste domingo, o governador tinha 68,9% das intenções de voto no cenário estimulado, seguido por Zequinha Marinho com 10,2% das citações. No cenário onde são considerados apenas os votos válidos, Helder aparece com uma vitória nunca registrada na história política do Pará, com 82,4% das intenções de voto no 1º turno, contra 17,6% da soma dos demais candidatos.
Já a pesquisa do Ipec, contratada pela TV Liberal e divulgada no final de semana, apontou Helder com 65% em intenções de voto na estimulada contra 13% de Zequinha. Em votos válidos, o governador despontou com 77% ante 15% de Zequinha Marinho.