O governador Helder Barbalho anunciou neste sábado, 28, a criação do Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia (PAGAM) no município paraense de Almeirim, localizado na região oeste do Estado. O anúncio ocorreu na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, durante o Global Citizen Festival 2024. O anúncio amplia o compromisso assumido na edição passada do festival, de criar um milhão de hectares de áreas protegidas, para 1,5 milhão. Até o momento, o Pará já cumpriu metade da meta estabelecida.
Conforme o decreto assinado pelo chefe do Poder Executivo paraense, no palco do Global Citizen Festival, parte da Floresta Estadual (Flota) Paru é requalificada como Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, destinada à preservação das Árvores Gigantes da Amazônia e passa a ter uma área total, em formato de polígono, de 560 mil hectares.
O objetivo é a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, que possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental e de turismo ecológico.
No ano de 2023, o governador Helder Barbalho assumiu o compromisso público de ampliar as áreas protegidas no Estado em um milhão de hectares, aumentando a proteção de terras indígenas, territórios quilombolas e reservas extrativistas até a COP30, que acontece em novembro de 2025, em Belém.
Este ano, o chefe do Executivo estadual anunciou a criação de mais 500 mil hectares de áreas protegidas, cumprindo metade da meta anunciada e ampliou em mais 500 mil o compromisso com a preservação da floresta. Além disso, se comprometeu a reflorestar 200 mil hectares de terras indígenas que já foram retomadas.
“Daqui a um ano, o mundo se reunirá no Pará para a COP30. Este é o nosso momento de exigir compromissos ousados dos líderes globais – pela natureza, pelo clima e pela Amazônia. Mas a liderança começa com ação. No ano passado, neste palco, prometi criar 1 milhão de hectares de novas áreas protegidas até 2025. Hoje, tenho orgulho de anunciar 500 mil hectares de novas terras protegidas, nos aproximando desse objetivo”, anunciou Barbalho.