ELEITORES

No Pará, 164 mil podem ter o título cancelado. Regularização vai até o dia 19

Quem não votou, não justificou a ausência e não pagou as multas relativas aos três últimos turnos consecutivos precisa regularizar o título com a Justiça Eleitoral

Procura dos eleitores para a regularização do título ainda está abaixo do esperado FOTO: Irene Almeida
Procura dos eleitores para a regularização do título ainda está abaixo do esperado FOTO: Irene Almeida

A Justiça Eleitoral alerta eleitores sobre a proximidade do fim do prazo para a regularização do título de eleitor, que iniciou em março deste ano em todo o Brasil. Para quem não votou, não justificou a ausência e não pagou as multas relativas aos três últimos turnos consecutivos, sejam eleições gerais, municipais ou suplementares, é preciso regularizar a situação até a próxima segunda-feira (19) para evitar o cancelamento do título.

Em todo o Pará, foram 169.952 faltosos nos últimos três pleitos. Até ontem (15), conforme estatísticas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, 4.403 eleitores (apenas 2,5%) já tinham regularizado a situação, mas ainda faltavam outros 164.413 normalizarem a condição.

Ainda conforme o relatório, na capital paraense, 34.427 pessoas deixaram de votar nos últimos três pleitos. Deste total, 723 (2,1%) eleitores já estão regularizados, mas ainda restam 33.408 pessoas pendentes com a Justiça Eleitoral.

O chefe do Núcleo de Atendimento ao Eleitor de Belém, Zilomar Pereira, explica que a procura dos eleitores ainda está abaixo do esperado para a regularização do título. Pereira ressalta que, caso o eleitor tenha o título cancelado, ele fica impedido de receber a certidão de quitação eleitoral.

“Consequentemente, com isso ele vai ter vários problemas podendo, por exemplo, perder um benefício social, ficar impedido de assumir um cargo público e ter o CPF cancelado”.

Em Belém, quem ainda não se regularizou pode procurar o Núcleo de Atendimento ao Eleitor, localizado na travessa Pirajá, S/N, entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira. O horário de funcionamento é das 8h às 13h.

É importante o eleitor levar um documento oficial com foto para realizar o procedimento. “Caso a biometria não tenha sido feita, também fazemos logo por aqui”, destaca Zildomar Pereira.

Canais de atendimento

O Disque Eleitor também é um canal aberto, basta ligar gratuitamente para o número 148, de segunda a sexta-feira, das 08 às 14h, em dias úteis. Dúvidas também podem ser tiradas com a Bertha, assistente virtual da Justiça Eleitoral do Pará, bastando enviar mensagens de texto no aplicativo WhatsApp para o número (91) 3346-8000 e receber no celular a lista com as principais opções de serviços buscados.

Implicações

Estar com a situação eleitoral regular garante acesso a serviços e a direitos importantes. Sem essa regularidade, você pode enfrentar impedimentos como:

– Inscrição em concurso e posse em cargo público

– Contratação para cargo comissionado em órgão público, como prefeitura

– Participação em programas sociais do governo

– Matrícula em instituições públicas de ensino e inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – para maiores de 18 anos

– Emissão de passaporte

– Regularização do CPF, entre outras vedações