Uma importante etapa das obras de reestruturação da BR-316 foi iniciada nesta sexta-feira (12) pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM): a drenagem do canal Toras, que passa por baixo da rodovia BR-316, no cruzamento com a avenida Independência e a própria drenagem da rodovia no referido trecho. Os dois serviços são realizados simultaneamente para evitar maiores transtornos, já que são necessárias intervenções de trânsito para viabilizar a obra.
O serviço tem previsão de durar aproximadamente 90 dias e tem o objetivo de acabar com os alagamentos na rodovia BR-316, que já ocorriam antes mesmo do início da obra de reestruturação da rodovia.
Para o início das obras, na semana passada foi bloqueado o trecho de saída da avenida Independência para a BR-316. O fluxo de veículos foi desviado para a passagem Dona Ana. O semáforo e o retorno que existiam em frente a avenida Independência foram remanejados pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), que orienta os condutores.
Nesta sexta-feira (12), foi bloqueada a atual entrada da avenida Independência pela BR-316. Os veículos agora podem acessar a avenida pela atual via de saída. Já os veículos que seguirem pela Independência no sentido BR devem permanecer utilizando o desvio pela passagem Dona Ana.
O canal Toras corta a rodovia BR-316 de um lado a outro, exatamente no cruzamento com a avenida Independência, passando por baixo da pista, onde atualmente há apenas um tubo para receber um volume pluviométrico é onde a tubulação existente já não comporta mais a vazão. O projeto visa aumentar a capacidade de escoamento da água, colocando mais tubos por baixo da pista.
“A atual entrada da avenida Independência precisou ser bloqueada para que a rua receba tubulação por onde a água do canal Toras vai escoar. O asfalto será quebrado, o trecho será escavado para o assentamento de sete tubos de 2.20 metros no local, possibilitando assim, a fluidez das águas do Toras. Após a tubulação ser colocada, o trecho recebe novo asfalto e é liberado”, detalha a diretora geral do NGTM, Leila Martins.
Simultaneamente a essa escavação na pista de entrada da avenida Independência, as equipes do NGTM estarão fazendo a chamada “travessia” da drenagem da BR-316, pelo método “não destrutivo”. Ou seja, a tubulação será colocada de um lado a outro da rodovia, atravessando-a, com uma escavação diferente, por baixo da pista, sem interferir do tráfego de veículos, implantando oito linhas de tubos de aço de 2,2m de diâmetro.