Quem passa pela Avenida Mário Covas com a Três Corações, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, pode ver o avanço da obra do viaduto erguido pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) no local.
A estrutura vai possibilitar aos condutores que estiverem na Avenida Três Corações possam seguir pelo elevado em direção à rodovia BR-316, principal corredor de entrada e saída da capital paraense. A previsão de entrega é o final do primeiro semestre de 2025.
Conforme a Diretoria de Obras (Diob) do NGTM, “a drenagem que vai evitar alagamentos na área do viaduto já está pronta’, bem como as fundações da estrutura”. O próximo passo é a construção dos pilares sobre as fundações. “O projeto inclui seis ‘estacões’ ou fundações de cerca de 28 metros de profundidade, as chamadas fundações, que vão dar a sustentação de toda estrutura do viaduto que estará acima do solo. Foram construídas duas fundações em cada apoio: na Três Corações, no meio do cruzamento e na Mário Covas”, detalha o engenheiro fiscal do NGTM na obra, Ricardo Monteiro.
Em paralelo às fundações, o canteiro central da Avenida Três Corações já está em forma da rampa de subida do viaduto, que mede 150 metros de comprimento e terá nove metros de altura.
“Estamos inserindo 6 mil metros cúbicos de aterro na rampa. O muro do viaduto já está sendo montado na modalidade ‘muro de escamas’ em que vão sendo encaixadas placa a placa. Essas placas são pré-moldadas e construídas no próprio canteiro de obras dos viadutos”, explica ainda o engenheiro.
Rampa será construída em breve
Nesta semana, a equipe começa a construir a rampa da Mário Covas, que vai ao encontro da rampa da Três Corações para formar o viaduto. O perímetro segue com os trechos de obras isolados e sinalizados, uma medida necessária para que máquinas e operários consigam conferir fluidez aos serviços.
Juntamente com o viaduto que está sendo construído na Avenida Mário Covas na interseção da Avenida Independência, o objetivo é garantir mais mobilidade à população, criando corredores de tráfego alternativos.