CONSUMO

Com Natal 'na porta', lojas de shoppings ficam cheias em Belém

Muitos consumidores aproveitaram a última sexta-feira antes do Natal para comprar os presentes e demais produtos que faltam para a data. Um shopping de Belém, por exemplo, estava bastante movimentado

Movimento em shopping de Belém foi grande ontem FOTO: ANTONIO MELO-
Movimento em shopping de Belém foi grande ontem FOTO: ANTONIO MELO-

A última sexta-feira (20) antes do Natal lotou um shopping no bairro Batista Campos, em Belém, no início da noite. “Fiquei de recesso hoje (ontem) e é o tempo que eu tive para vir ao shopping, na verdade. Tenho bastante afilhados, então as minhas compras são para família, amigo invisível e confraternização. Mas os afilhados são as crianças, sabe? Criança é sempre mais importante. A criança sempre espera alguma coisa a mais”, conta o professor Silvio Carvalho, 49, que decidiu fazer as compras de Natal de uma só vez para evitar ter que voltar ao shopping durante o fim de semana.

Os corredores estavam lotados, e o fluxo era intenso na entrada e saída de carros. “Apesar de a gente ver um fluxo muito grande nos corredores do shopping, dentro das lojas ainda não. Acho que as pessoas estão fazendo muita pesquisa ainda”, avalia Carvalho.

A partir deste sábado, o shopping entra em funcionamento especial até o dia 24, abrindo às 9h e fechando à meia-noite até o dia 23, e às 19h no dia 24. O novo horário deve alavancar ainda mais as vendas nesta reta final para o feriado, avaliam os comerciantes.

“Para a gente, o Natal foi bem interessante na data que caiu, porque o Natal é quarta-feira, então a gente vai ter sábado, domingo, segunda e o restinho da terça para vender. Mas já tem muita gente que está de férias e está antecipando. O grande fluxo mesmo já começou ontem [quinta, 19]. Para a gente, calhou de ser o melhor ano possível para inaugurar a loja”, explica o administrador Yurhi Amin, 35, sócio de uma loja de jóias inaugurada há dois meses.

Segundo Amin, a franquia escolhida está sendo alavancada pelo fim de ano e as projeções feitas pela marca estão acima do padrão. “O Pátio é um shopping, assim, no meio da cidade, no centro da cidade, em que os pedestres passam a pé. De início, a gente não sabia se esse fluxo se tornaria um fluxo para entrar nas lojas. Mas você pode ver, a gente está desde às 11 horas da manhã assim [com muitos clientes na loja], desse jeito, e não para”.

Rízia Pinheiro, 31, jornalista, estava na loja de Yurhi em busca de um presente para a irmã. “Às vezes a gente deixa tudo para cima da hora, mas vai dar certo, vai dar para comprar. Não pretendo ir a outro lugar mais”, disse a cliente, comemorando o fato de ter encontrado o que esperava logo no início da visita ao estabelecimento.

A percepção de melhora nas vendas também foi notada pela lojista Renata Oliveira, 45, administradora de um quiosque de chocolates. “A gente quer chegar a um aumento de 20%, mas já estamos em 15% de aumento. A tendência é acontecer porque a gente tem até terça-feira. Mas, realmente, está sendo bem diferente em relação ao ano passado. Começou a aumentar nesta semana. Então, eu imagino que este final de semana vai ser muito bom, né? Muito produtivo”, aponta.