O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) realizou neste sábado (12) um mutirão de cirurgias ambulatoriais e exames pré-operatórios. A ação ocorreu pela manhã e realizou 100 procedimentos em cerca de 40 pacientes. O HUJBB é integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A ação atendeu exclusivamente pacientes que já estavam na lista de espera do hospital universitário e foram previamente agendados. As intervenções cirúrgicas ambulatoriais incluem biópsias e remoção de tumores de gordura benignos (lipomas) e cistos na pele. Entre os exames, foram feitas radiografias de tórax, eletrocardiogramas (ECG) e testes laboratoriais, necessários para a avaliação do risco cirúrgico e estrategicamente oferecidos com o objetivo de agilizar o processo e otimizar a espera na lista de cirurgia.
De acordo com a superintendente do CHU-UFPA/Ebserh, Regina Feio Barroso, a iniciativa tem como importância fundamental a redução da espera dos pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Departamento de Regulação. “A expectativa é realizar um mutirão por mês aqui no Barros Barreto“, ressalta a superintendente sobre a proposta iminente de avançar na rapidez dos atendimentos de pacientes encaminhados.
Pacientes e Procedimentos no Mutirão
A autônoma Patricia Guilherme, 38, convive com um lipoma (tumor de gordura benigno) nas costas há mais de quatro anos. Após uma série de exames realizados, como ultrassonografia, Patrícia foi diagnosticada e entrou na lista de espera para ser encaminhada ao serviço operatório. “Estou mais aliviada agora em saber que vamos dar início ao procedimento cirúrgico para a retirada do lipoma”, comentou.
Quem também esteve no mutirão foi o catador de material reciclado Mário da Conceição Oliveira, 64. Assim como a paciente Patrícia, ele também convive com um lipoma há cerca de três anos. Com o mutirão de atendimento no Barros Barreto, seu Mário recebeu o procedimento cirúrgico para tratar o lipoma na região da nuca. “Agora sim vou ficar mais tranquilo sabendo que vou ser atendido”, explicou antes de entrar na sala de cirurgia.
Iniciativa e Impacto no Sistema de Saúde
A iniciativa do mutirão é liderada nacionalmente pela Ebserh, em parceria com o Ministério da Saúde, e busca reduzir a lista de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, além de desenvolver ações para o fortalecimento do Programa Mais Acesso à Especialistas (PMAE), por meio da implantação da Ofertas de Cuidados Integrados.