Pará

Município de Marabá ganhará nova sede da DPU

Para o senador Jader Barbalho, a atuação da Defensoria Pública transcende a esfera jurídica e traz um grande impacto social.
Para o senador Jader Barbalho, a atuação da Defensoria Pública transcende a esfera jurídica e traz um grande impacto social.

Adams Mercês

O senador Jader Barbalho (MDB) recebeu a visita dos defensores públicos-gerais da União e do Estado do Pará na tarde desta segunda-feira (25). Leonardo Magalhães, defensor público-geral federal, esteve na capital paraense pela primeira vez após a posse, em janeiro deste ano.

O encontro serviu para debater o papel das defensorias públicas na promoção da justiça social e igualdade na sociedade brasileira e, em especial, na Amazônia. O debate da temática ambiental está em evidência com a realização da COP 30 em Belém em 2025, que debaterá a proteção e os direitos dos povos originários, a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável, entre outros assuntos.

Para o senador Jader Barbalho, a atuação da Defensoria Pública transcende a esfera jurídica e traz um grande impacto social. “Em 1983, no início do meu primeiro mandato como governador, tive a honra de criar a Defensoria Pública aqui no Estado do Pará e depois, como senador, participei de alguns debates sobre o desenvolvimento e ampliação da atuação da Defensoria Pública da União. Essa é uma instituição da maior importância na defesa dos interesses da população mais pobre do Brasil e do Pará, já que esse é um país cheio de contradições sociais que precisam ser superadas”, comentou Jader Barbalho.

O defensor público-geral da União, Leonardo Magalhães, reforçou que é necessário ampliar o alcance das defensorias públicas. Ele aproveitou a visita ao senador Jader Barbalho para anunciar a implantação da nova sede da DPU em Marabá, que se tornará a quarta cidade paraense a contar com os

serviços do órgão federal.

O defensor público-geral do Pará, João Paulo Lédo, também participou do encontro ao lado da recém-nomeada defensora pública-geral da DPE, Mônica Belém. Os dois apresentaram detalhes sobre a realização do I Congresso Nacional da Defensoria Pública para o Meio Ambiente, que iniciou na noite desta segunda-feira (25) em Belém.