“Eu estava passando por uma situação muito difícil e achava que minha casa iria cair. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao governo e toda equipe da Semu. Estou muito emocionada e feliz”. A afirmação é de Clarice Morais Santos, uma das mulheres contempladas com o programa ‘Sua Casa’, que visa garantir subsídios para reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional.
Ouvir, acolher e encaminhar, esse é o papel da ouvidoria da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu). O trabalho humanizado assegurou que 17 mulheres, em situação de vulnerabilidade social, fossem contempladas com o cheque moradia na segunda-feira (15). A entrega do benefício aconteceu no prédio sede da secretaria na avenida Governador José Malcher.
Moradora da ilha de Cotijuba, Diana Bentes, ressaltou a importância do acolhimento e do olhar cuidadoso que a secretaria vem realizando com as mulheres. “A gente sonhava tanto com um atendimento melhor em que a mulher fosse realmente priorizada. E agora nós estamos sendo muito bem cuidadas pela Secretaria. O governo está dando uma atenção maior, para nós, mulheres. E isso impactou na nossa Ilha também, porque agora todo mundo sabe que existe uma Secretaria das Mulheres e todas querem conhecer e participar.”
“A ouvidoria é como uma porta de entrada da Secretaria da Mulher. Ela vem acolhendo essas mulheres em situação de vulnerabilidade e também vítimas de violência doméstica, com o intuito de que elas consigam romper o ciclo da violência. É importante ressaltar também que, essa vítima precisa de garantir sua independência econômica então, nós sempre contamos com o apoio da nossa equipe psicossocial e as diretorias de Enfrentamento à Violência e de Autonomia Econômica, que conseguem dar suporte para essas mulheres”, pontuou a ouvidora da Semu, Claudilene Maia.
Ouvidoria
A ouvidora da Semu, Claudiene Maia, acrescentou: “nós dispomos de atendimento presencial e também do atendimento telepresencial, em consideração às mulheres que, às vezes, não têm condições econômicas ou de acesso por residirem no interior, por exemplo. No atendimento telepresencial nós dispomos de uma sala onde realizamos teleconferência. Já no atendimento presencial, marcamos o atendimento através do número corporativo. Após o agendamento, a mulher é atendida de forma individualizada e com o apoio de assistentes sociais e psicólogas da Semu”.
Serviço:
Os atendimentos da Ouvidoria são realizados de forma presencial na sede da Semu, na avenida José Malcher, 2803. Também, é possível entrar em contato pelo e-mail ouvidoria.semu-pa ou pelo telefone (91) 98606-0889.