Pará

MS descarta mortes por dengue no Pará; Estado tem 1,7 mil casos prováveis

O Ministério da Saúde descartou dois possíveis óbitos causados por dengue no Estado neste ano. Um dos casos investigados ocorreu em Belém.
FOTO: celso rodrigues
O Ministério da Saúde descartou dois possíveis óbitos causados por dengue no Estado neste ano. Um dos casos investigados ocorreu em Belém. FOTO: celso rodrigues

O Ministério da Saúde descartou dois possíveis óbitos causados por dengue no Estado neste ano. Um dos casos investigados ocorreu em Belém. No painel de atualização de casos de arboviroses há o registro de 1.712 casos prováveis de dengue em 2024 no Estado, dos quais 195 são em Belém. Contudo, Monte Alegre despona como a cidade com mais ocorrências prováveis: 570.

A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. É um inseto doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Principais sintomas da Dengue

Febre alta;
Dor no corpo e nas articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:

Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos;
Sangramento de mucosa;
Irritabilidade.