Pará

MPPA inaugura sede de atuação em Brasília

Fotos: Edyr Falcão
Fotos: Edyr Falcão

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), sob a liderança do procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr., inaugurou hoje, terça-feira, 16, a sua representação em Brasília. A nova sede, situada no Complexo Brasil 21, Bloco A, sala 303, 3º pavimento – SHS Block 06 – Asa Sul, oferecerá aos membros da instituição um espaço de trabalho para o desenvolvimento de suas atividades na capital federal.

A sede da representação do MPPA em Brasília desempenha um papel crucial ao oferecer apoio logístico e administrativo aos membros da instituição envolvidos em ações judiciais nos Tribunais Superiores. Essa iniciativa está em conformidade com a Resolução nº 57, de 05 de julho de 2017, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que recomenda a instalação de escritórios de representação dos Ministérios Públicos estaduais na capital federal.

Fotos: Edyr Falcão

Prestigiaram o ato de inauguração da sede do MPPA, em Brasília, procuradores-gerais de Justiça integrantes do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), presidentes de associações de classe do Ministério Público, entre outras autoridades constituídas, como a conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Mara Lúcia Barbalho, a embaixadora do Líbano no Brasil, Carla Jazzar e a procuradora do Estado, Viviane Ruffeil.

A delegação do Pará que prestigiou o ato de inauguração contou com o subprocurador-geral de Justiça para a área jurídico-institucional, Eduardo Barleta; a subprocuradora-geral de Justiça para a área técnico-administrativa, Ubiragilda Pimentel; o ouvidor-geral, procurador de Justiça Geraldo Rocha; o 1º vice-ouvidor-geral, Procurador de Justiça Cláudio Melo; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), Alexandre Tourinho; os promotores de Justiça Érika Menezes (chefe de gabinete), Nilton Gurjão (Meio Ambiente) e Frederico Oliveira (Consumidor); os servidores Márcia Costa (Obras e Manutenção), Alessandra Braga (Gabinete PGJ), Carlos Tocantins (Informática), Lucienne Bandeira (Cerimonial), Thalita Donza (Cerimonial), Edyr Falcão (Comunicação), Tenente Rocha (Gabinete Militar) e Sargento Cézar (Gabinete Militar).

Em sua fala o procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr., fez um histórico das pesquisas de imóveis e providências para a aquisição do local escolhido para ser a sede da representação do MPPA, em Brasília. E colocou a sala à disposição, para servir como apoio às lutas do MP brasileiro.

Fotos: Edyr Falcão

A subprocuradora-geral de Justiça Ubiragilda Pimentel elogiou a Procuradoria-Geral e expressou a sua felicidade pela inauguração da sala da representação do MPPA em Brasília e pelo cumprimento da recomendação do CNMP. “A representação do MPPA em Brasília é fruto de um dinamismo da atual administração, de um homem de muita visão, que é o nosso PGJ César Mattar Jr. Ele atendeu a recomendação do Conselho Nacional de que os Ministérios Públicos tenham a sua representatividade na capital federal, para que possamos acompanhar os projetos e processos de interesse do MP brasileiro”, enfatizou Pimentel.

O presidente da Ampep, Alexandre Tourinho, destacou o significado da inauguração do espaço para a atuação ministerial. Ele ressaltou que, para um estado em constante crescimento como o Pará, a presença do Ministério Público do Estado em Brasília é um marco importante. Tourinho elogiou a gestão do PGJ César Mattar Jr. por proporcionar condições favoráveis aos membros da instituição para exercerem suas atividades. Ele enfatizou que o novo espaço oferecerá o suporte necessário, especialmente para participar de sessões nos tribunais superiores.

(Com informações de MPPA)