EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Mototaxistas de Vigia de Nazaré recebem certificação do Detran

Condutores participaram do Curso de Formação e Atualização de Profissionais Mototaxistas.

Curso de formação é obrigatório para quem deseja exercer a profissão de mototaxista. Foto: Divulgação
Curso de formação é obrigatório para quem deseja exercer a profissão de mototaxista. Foto: Divulgação

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) capacitou mais 42 pessoas com o Curso de Formação e Atualização de Profissionais Mototaxistas. Na última sexta-feira (13), eles receberam o certificado em cerimônia realizada na Secretaria Municipal de Educação (Semed), na sede municipal de Vigia de Nazaré, nordeste paraense.

O curso de formação é obrigatório para quem deseja exercer a profissão de mototaxista. Os participantes recebem aulas teóricas sobre ética e legislação de trânsito, além de aulas práticas sobre duas rodas e segurança de passageiros.

Para quem já atua na área é obrigatório realizar, a cada cinco anos, o curso de atualização, conforme a Resolução nº 410, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que visa atualizar os profissionais sobre as novas normas de trânsito. “Os mototaxistas prestam um serviço muito importante para a população, especialmente nos interiores, e precisam estar aptos a oferecer o melhor exercício da profissão. Por isso, o Detran veio a Vigia de Nazaré para capacitar e certificar os mototaxistas”, informou  a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.

O presidente da Associação de Mototaxistas, Enoque Brito, ressaltou a importância da capacitação no município. “Sou mototaxista há 13 anos, e considero essa capacitação muito importante, pois através dela podemos nos regularizar na profissão e garantir nosso lugar como trabalhadores e nosso sustento, pois se a fiscalização chegar não seremos impedidos de trabalhar, já que estaremos dentro da lei”, reforçou o profissional.

Mobilidade 

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Isabela Mesquita, destacou os benefícios da capacitação. “Esse curso é um incentivo para a comunidade, pois através dele esses profissionais vão estar devidamente regularizados dentro da profissão e poderão continuar trabalhando de forma digna, levando sustento aos seus lares, além de melhorar a mobilidade urbana e trazer mais segurança para o mototaxista, os passageiros e melhorar a qualidade do trânsito”, disse Isabela Mesquita.

A formação oferece 30 horas, sendo 20 horas destinadas ao Módulo I (Básico), 5 horas ao Módulo III (Específico) e 5 horas ao Módulo II (Prática de Pilotagem Profissional). Já o curso de atualização tem carga horária de 10 horas, sendo 7 horas no Módulo I (Teórico), e 3 horas no Módulo II (Prática de Pilotagem Profissional).