Carol Menezes
O usuário de aplicativo de transporte urbano certamente já pegou alguma corrida e se deparou com serviços extras dentro do veículo, como venda de água, refrigerante, bombons, acessórios e etc. Alguns vão além e oferecem serviços realmente diferenciados, como transporte de animais de estimação, que usualmente motoristas se negam a fazer, e até curiosos, como acompanhar, e até dar apoio moral a passageiros em situações, digamos, atípicas.
Este último caso contempla o motorista Josué Paiva, que roda de carro por alguns apps há quase quatro anos. Ao entrar no carro, há uma placa que anuncia a venda de bebidas diversas, inclusive alcoólicas, ao lado de outra ofertando o serviço de motorista particular, para as mais diversas e inusitadas situações – de trajetos para outros municípios a acompanhar tretas de namorados, casados e semelhantes.
Não é preciso muito tempo de conversa com Josué para ouvir as histórias mais inesperadas, das engraçadas às dramáticas, até mesmo para o motorista.
“Uma vez peguei uma corrida de entrega de um kit aniversário infantil, que tinha comida, decoração e tal, e a pessoa que organizou tudo foi junto, e foi me contando que estava indo para explicar que ia faltar uma pessoa fantasiada de urso na festa, que fazia parte do tema. Aí eu estava em um dia de ‘baixa’ de corridas, pouco lucro, perguntei o que esse urso tinha que fazer, quanto pagava, quanto tempo durava. E acabou que eu fui e me vesti de urso, brinquei com as crianças, me diverti, foi muito legal esse dia!”, diverte-se.
As mais frequentes corridas “atípicas” envolvem desentendimentos entre casais. De brigas, discussões até a ameaças. “Já sobrou até pra mim algumas vezes, já levei empurrão enquanto dirigia, e outra vez tinha criança no meio e eu me meti para evitar o pior. Inclusive uma vez esqueceram uma criança no meu carro! Foi por isso que abri um perfil no Instagram para contar essas histórias”, explica.
Pelo perfil @uberfavorito, Josué conta essas e muitas outras situações, e garante que, na maioria dos casos, se diverte. “Quando eu optei por ser motorista de aplicativo, fiz por gostar muito de dirigir, e pensei que seria uma boa forma de ganhar dinheiro. Esses diferenciais eu inclui depois de muitas histórias que ouvi de outros motoristas. Tudo que eu ofereço nas plaquinhas dentro do carro, como serviço, já aconteceu. E sério, eu me divirto! Por isso criei o Instagram para compartilhar com a galera!”, justifica.
DOCES
Em uma linha mais light, o motorista Wendell Alves vende guloseimas aos passageiros. Ele também roda pelos aplicativos de transporte há quatro anos, e conta que passou a vender os doces porque os passageiros pediam pelo serviço.
“Usei esta estratégia para vender paçoca e chocolate. Saí da empresa que eu trabalhava na época e decidi focar nas vendas dentro do carro. Faço em média 40 corridas e nesse intervalo de tempo da corrida, aproveito para oferecer as minhas paçocas e chocolate. Tanto deu certo que hoje outros colegas que também rodam pelo aplicativo também fazem o mesmo”.
TRANSPORTE DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Há pouco mais de seis meses, Eline Souza e o noivo decidiram criar um serviço personalizado de transporte de animais de estimação.
Por ter carro próprio, ela já era cadastrada em um aplicativo de transporte urbano e rodava normalmente em busca de uma renda extra, mas percebeu que se oferecesse algum tipo de diferencial, tinha chance de ganhar mais sem precisar ficar tantas horas na rua. Tutores de cinco gatos, o casal decidiu transformar a paixão pelos bichinhos em uma forma de ganhar dinheiro.
“Como trabalhamos em casa, conseguimos alternar o horário de quem vai na corrida. A relação com nossos clientes é maravilhosa, já que eu e o Hugo somos apaixonados por pets, inclusive um dos nossos animais nos inspirou a criar o Táxi Pet da Galerinha”, conta Eline, que garante aos passageiros o máximo de conforto, ar condicionado ligado, carro sempre limpo e higienizado com produtos específicos, segurança, pet sempre preso ao cinto de segurança pet e humanização. “O ‘doguinho’ ou gatinho vai perto do seu tutor evitando assim um maior estresse do animal”, complementa.
A motorista lembra que quando foi motorista de aplicativo e transportava algum passageiro com animal ouvia sobre a dificuldade de encontrar quem aceitasse fazer a corrida – mais um sinal de que havia demanda para um serviço especializado.
Eline explica que as corridas geralmente são feitas com agendamento prévio, e antes de cada uma o veículo é higienizado com desinfetante específico para pets, o mesmo usado em clínicas veterinárias.
“Trocamos a capa protetora de banco a cada corrida e aspiramos o veículo. Nossos passageiros são cães e gatos, então ocasionalmente soltam pelos, babam e podem ter enjoos na viagem, tivemos casos de vômitos, xixi e cocô. Mas nunca tivemos prejuízos, o carro é adaptado da melhor forma para esse transporte, sempre perguntamos para o tutor sobre o temperamento do pet, e preparamos o veículo da melhor forma para o transporte”, detalha.
Ela acredita que esse tipo de diferencial é algo que precisa ser explorado inclusive por outros motoristas, já que é algo bastante solicitado por usuários. “Já vi nas redes sociais que alguns motoristas de aplicativo estão se adaptando ou oferecendo transporte de animais de estimação, que é um mercado que necessita de mais motoristas ofertando o serviço”, finaliza.