CASA CAIU

Motorista é presa após usar “coiote” para fugir da Lei Seca em Salinópolis

Nova tática para burlar a Lei Seca falha e motoristas acabam presos no Pará.

Nova tática para burlar a Lei Seca falha e motoristas acabam presos no Pará
Nova tática para burlar a Lei Seca falha e motoristas acabam presos no Pará. Foto: Divulgação

A famosa praia do Atalaia, em Salinópolis, a cerca de 200 km de Belém, continua sendo um dos destinos mais procurados por paraenses durante o verão. Conhecida por permitir o acesso de veículos à faixa de areia, a cidade atrai centenas de visitantes nos fins de semana. No entanto, o lazer também vem acompanhado de riscos — especialmente relacionados à direção sob efeito de álcool.

Diante do histórico de acidentes envolvendo motoristas embriagados, o Detran do Pará (Detran-PA) intensificou a Operação Lei Seca na Rodovia PA-444, utilizando bafômetros, drones e câmeras para monitorar e coibir infrações.

Nos dias 2 e 3 de agosto, uma prática ilegal foi flagrada durante a fiscalização: motoristas utilizando os chamados “coiotes“, pessoas contratadas para dirigir os veículos até passarem pela barreira e, em seguida, devolverem o volante ao verdadeiro condutor — muitas vezes embriagado.

Graças ao uso de drones e monitoramento discreto, as equipes do Detran conseguiram identificar essas trocas de condutores ainda na rodovia. Os motoristas foram interceptados mais adiante e submetidos ao teste do etilômetro. Vários foram autuados por alcoolemia, e alguns casos foram encaminhados à delegacia por crime de trânsito.

Segundo a diretora-geral do Detran-PA, Renata Coelho, a ação visa preservar vidas.

“A Lei Seca salva vidas. Tentar burlar a fiscalização é irresponsável e criminoso. Estamos preparados e equipados para garantir a segurança no trânsito”, afirmou.

Durante a operação, uma motorista flagrada no esquema foi submetida ao teste e apresentou 0,68 mg/l de álcool, valor que configura crime de trânsito. Ela foi conduzida à delegacia e presa. O veículo foi liberado apenas após um condutor habilitado, que não havia ingerido álcool, se apresentar.

O coordenador de fiscalização, Ivan Feitosa, explicou que os chamados “coiotes” recebiam pagamento para atravessar os veículos pelas barreiras.

“Flagramos casos em que os atravessadores saíam dos veículos após a fiscalização e entravam em outro carro, aparentemente para receber o valor combinado”, relatou.

No total, mais de 30 motoristas foram autuados por infrações relacionadas à troca ilegal de condutor e direção sob efeito de álcool durante a Operação Verão.

Além da multa de R$ 2.934,70, os motoristas flagrados podem ter a CNH suspensa por até 12 meses e responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de detenção.

“As operações seguirão firmes nos principais acessos aos balneários. A orientação continua sendo clara: se beber, não dirija. A vida vale mais”, reforçou Ivan Feitosa.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.