FIM DE FÉRIAS

Mosqueiro: 1º fim de semana de agosto foi de muita curtição

No último domingo (03), o fluxo foi moderado rumo às opções de lazer próximas à capital do estado.

Mesmo após as férias, o movimento em praias e igarapés foi considerado bom por comerciantes. Clima estava ideal para quem buscava tranquilidade
PRAIA DO CHAPEU VIRADO MOSQUEIRO. Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará.

Pará - Dezenas de famílias aproveitaram a “saideira” das férias de verão nos balneários de Belém e Região Metropolitana. No último domingo (03), o fluxo foi moderado rumo às opções de lazer próximas à capital do estado. Na Ilha de Mosqueiro, os principais destinos foram as praias do Farol e Chapéu Virado, além dos igarapés localizados na estrada que levam ao centro do distrito. O bom movimento também foi a oportunidade de empreendedores e ambulantes ganharem uma renda extra. 

No distrito de Mosqueiro, as praias ficaram cheias no primeiro final de semana de agosto, mesmo após o período de férias de julho. Na praia do Chapéu Virado, o movimento foi tranquilo, com diversas famílias sentadas em barracas à beira da água próximo à hora do almoço. Apesar do fim do período de recesso, muitos visitantes aproveitaram o domingo de sol para curtir o clima de veraneio que ainda persiste no balneário.

O militar João Kelvin, de 26 anos, aproveitou o movimento mais tranquilo da ilha para levar o filho Guilherme e a esposa para Jennifer para tomarem um banho de água doce, no Chapéu Virado. Em busca de segurança e quietude, para ele, o  número mais reduzido de banhistas, em relação a julho, foi essencial para optarem pelo lazer em Mosqueiro, que, geralmente, é bastante frequentada durante as férias. Hospedados até segunda-feira (04), eles ainda tinham intenção de visitar a Vila do distrito ao final da tarde e seguir com uma programação familiar.

“A gente procura tirar umas férias e não gostamos quando está muito “povão” porque não dá para aproveitar com o neném. Nós viemos mais para aproveitar o momento e o ambiente mais tranquilo também. Preferimos um local mais agradável, que não tenha muita gente. Mais tarde, quase de noite, a gente vai pra Vila para jantar por lá e volta umas dez ou onze horas, um programa mais família mesmo”, disse.

Há dois anos trabalhando com aluguel de boias, Alex Leal, 33, relatou que o movimento melhorou depois da implantação da gratuidade dos ônibus aos finais de semana e feriados. Por isso, o fluxo nas praias foi bom durante todo o mês de recesso, assim como estava dentro do esperado para um período pós-férias. “Acho que deu uma melhorada do que foi ano passado, ainda mais se a gente for pensar no pessoal da concorrência, que aumentou bastante este ano. Eu observei que este ano eu fiz melhor do que ano passado”, revelou.

IGARAPÉ

Distante 64 quilômetros do centro de Belém, o restaurante “Clube da Ilha”, localizado na rodovia Augusto Meira Filho, é uma das opções de lazer com igarapé e ambiente familiar na ilha do Mosqueiro. Há mais de três anos, o empreendimento oferece duas piscinas, sendo uma de olho d’água represada; trilha de cerca de 120 metros, e malocas individuais com capacidade de 12 a 30 pessoas, atrativos que costumam chamar a atenção de muitos visitantes. De acordo com a proprietária Denise Almeida, 45 anos, o movimento do primeiro domingo de agosto estava dentro do esperado, seguindo o bom fluxo do mês de julho.

“Geralmente, a primeira semana após julho é de bom movimento. Como o verão chegou um pouco atrasado, o movimento de agosto está dentro da expectativa. Este ano, foi um mês de julho atípico por conta da redução das férias escolares. Mosqueiro é bom nas últimas semanas, enquanto as primeiras semanas são mais fracas. Mas este ano foi o inverso, as primeiras semanas foram melhores e as últimas foram mais fracas. Agora esse primeiro final de semana de agosto está sendo dentro do esperado porque tem muita gente que já fica na expectativa do Dia dos Pais, muitas famílias vêm até aqui, aproveitam o domingo e já reservam para o próximo fim de semana”, afirmou a empresária.

Em família, Thiago Cruz, 41 anos, foi curtir o primeiro final de semana de agosto no igarapé mosqueirense. Com sítio próprio, eles resolveram tirar o domingo para conhecer mais um dos balneários do distrito, o que resultou em um momento de lazer e diversão longe do centro urbano. “Nós temos sítio em Mosqueiro e gostamos de conhecer outros ambientes, os restaurantes, então essa é a primeira vez que viemos aqui. Estamos aproveitando o fim das férias e buscamos um lugar mais tranquilo que as praias. A gente queria um lugar organizado, com comida boa e com contato com a natureza. E estamos aqui curtindo um pouco longe da rotina de Belém”, disse o advogado.