Grande Belém

Mortes de motociclista e lutador de MMA: o que se sabe sobre a tragédia no BRT

O acidente matou dois ocupantes de uma moto. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará
O acidente matou dois ocupantes de uma moto. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará

Ana Laura Costa

Uma colisão entre um ônibus e uma motocicleta, no início da tarde de sexta-feira (5), deixou duas pessoas mortas. O acidente ocorreu na avenida Almirante Barroso com a travessa Angustura, no bairro do Marco, em Belém. As vítimas foram os ocupantes da moto, identificadas como Alison Patrick Carvalho de Sousa, de 22 anos, motociclista de aplicativo e o ex-lutador e treinador de MMA, Joriedson Reis de Souza, 35.

Até o momento, a averiguação dá conta de que as vítimas seguiam pela Almirante Barroso enquanto o ônibus da linha Águas Brancas – Presidente Vargas, seguia pela via expressa do BRT, no mesmo sentido, São Brás – Entroncamento. Supostamente, o motociclista tentou realizar uma conversão irregular, que culminou na colisão, por volta de 15h30 da tarde.

Porém, imagens das câmeras de segurança de um edifício situado próximo ao local do acidente podem ajudar a esclarecer como de  fato ocorreu o acidente. Segundo relato de uma moradora do condomínio, que preferiu não se identificar, nas imagens percebe-se que o motociclista não chega a fazer a suposta conversão, batendo na lateral do ônibus.

De acordo com informações de pedestres que estavam no local, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar chegaram de pronto no perímetro onde o acidente ocorreu. O motociclista Alison chegou a receber atendimento do Samu, mas não resistiu. Já o ex-lutador e treinador, Joriedson, morreu na hora.

Agentes da Guarda Municipal de Belém  informaram que, por medo de ser agredido, o motorista do transporte público desceu do ônibus e se afastou da localidade, permanecendo apenas o cobrador. Posteriormente, os dois deveriam ser conduzidos pela Polícia Militar para serem ouvidos na delegacia do Marco.

Equipes da Semob estiveram no perímetro para orientar o trânsito que ficou lento por conta da ocorrência. A Polícia Científica do Pará (PCEPA), também foi acionada para realizar a perícia e remoção dos corpos para o Instituto Médico Legal (IML).

 

Familiares

Bastante abalados, familiares e amigos do treinador de MMA, Joriedson de Souza, chegaram ao local por volta das 16h30 da tarde. Joriedson era natural do município de Tailândia, onde era bastante conhecido e iniciou sua carreira no MMA como lutador, aos 17 anos.

Treinador de MMA está entre as vítimas fatais do acidente

Na capital, atuava como treinador, inclusive do lutador de MMA, Deiveson Figueiredo, conhecido como ‘Deus da Guerra’. Além de treinador, Joriedson também era vice-presidente e diretor de arbitragem da Federação Paraense de MuayThai. Sua academia,  localizada na travessa 14 de abril com a Castelo Branco, havia sido inaugurada há 2 meses.

Segundo informações de parentes da vítima, ele voltava de uma aula particular quando se envolveu no acidente. O irmão do treinador, Webrson Reis, de 26 anos, contou que estava voltando para o município de Tailândia quando soube da má notícia. “Meu irmão era uma pessoa maravilhosa, muito humilde. Ele dizia que queria mudar o MuayThai, infelizmente isso aconteceu”, contou.

Bastante respeitado no meio do MMA, a comoção dos colegas de artes marciais chamava atenção. O treinador Carlos Guimarães, 52, contou que ontem mesmo os dois conversaram otimistas sobre o trabalho na nova academia. “Tomei um susto quando soube, fiquei sem acreditar, foi uma fatalidade, infelizmente. Ele era uma pessoa especial”, comentou.