LUTO NA MEDICINA

Morre aos 89 anos o Dr. João Maradei, pioneiro da medicina e formador de gerações no Pará

O médico foi um dos nomes mais respeitados no Estado e ajudou a formar muitos profissionais enquanto dava aulas no curso de Medicina da Uepa.

Morre aos 89 anos o Dr. João Maradei, pioneiro da medicina e formador de gerações no Pará

O renomado médico João Alberto Maradei Cardoso Pereira faleceu nesta quarta-feira, 9 de abril, aos 89 anos. Um dos nomes mais respeitados da medicina no Pará, ele dedicou décadas ao ensino, atuando como professor de Anatomia e Clínica Cirúrgica II na Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde formou gerações de médicos. Além disso, foi o fundador da Clínica dos Acidentados (atual Hospital Maradei), em Belém.

O velório será realizado no Memorial Metrópole, localizado na Rua Boaventura da Silva, em Belém, a partir das 12h. O sepultamento ocorrerá na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, em um cemitério particular em Ananindeua.

Nascido em Belém do Pará, em 16 de novembro de 1935, João Maradei ingressou no Curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1955, sendo aprovado em primeiro lugar. Formou-se em dezembro de 1960 e, após a graduação, especializou-se em cirurgia de trauma e ortopedia, atuando em instituições como a Santa Casa de Misericórdia, Socorro Urgente, Hospital Santa Clara, Pronto Socorro Municipal e Hospital dos Servidores.

Especialização e Carreira

Em 1963, mudou-se para São Paulo, onde se especializou em Cirurgia Vascular – tornando-se pioneiro nessa área em Belém e implantando a Regional Pará da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.No dia 21 de dezembro de 1966, fundou a Clínica dos Acidentados (hoje Hospital Maradei), em parceria com seu irmão, Humberto Maradei.

Ao longo da carreira, exerceu funções de liderança, como a direção do Pronto Socorro Municipal em diversas gestões, e trabalhou por décadas no ambulatório de Ortopedia da Unidade de Referência Especializada, no sistema público de saúde.

Participação em Sociedades Médicas

Foi membro titular de importantes sociedades médicas, entre elas:

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

Sociedade Internacional de Ortopedia e Traumatologia (SICOT)

Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC – Membro Emérito)

Legado na Docência e Homenagens

Na docência, atuou na Faculdade Estadual de Medicina do Pará (FEMP/UEPA) desde sua fundação, em 1971, até 2013. Durante esses 43 anos, lecionou Anatomia e Clínica Cirúrgica II e foi escolhido paraninfo da primeira turma de Medicina e de várias outras, além de ser homenageado como nome de turma.

Em 2017, lançou o livro “Ossos e Ofício – Um médico, uma clínica, o legado”, em comemoração aos seus 80 anos de vida e aos 50 anos do Hospital Maradei.Casado desde 1969 com Socorro Ramos Pereira, teve quatro filhos – Sílvia, Márcia, Gisele e João Alberto –, todos formados em Medicina.