Pará

Moradores do Paar esperam há quase dois anos pelo complexo de saúde

Não se vê trabalhadores atuando na obra de reforma da unidade de saúde do bairro do Paar, em Ananindeua. Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Não se vê trabalhadores atuando na obra de reforma da unidade de saúde do bairro do Paar, em Ananindeua. Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

O acesso aos serviços básicos de saúde em Ananindeua continua bastante complicado para as quase 480 mil pessoas que moram no município, de acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os moradores do Paar, por exemplo, esperam ansiosos pelo fim da longa reforma do complexo de saúde do bairro. Isso porque o prazo de entrega da obra estava previsto para 4 meses após a assinatura da Ordem de Serviço (OS), em junho de 2022, o que não aconteceu.

Até agora o posto de saúde não foi entregue à população pelo prefeito da cidade, Doutor Daniel Santos, que é médico e proprietário de um hospital particular na cidade, e o reparo segue a passos lentos. E há verba federal na obra. Uma placa em frente à unidade informa o número de contrato com a Caixa, que financia a reforma, tendo a empresa Jupe Empreendimentos LTDA como a responsável pela execução.

Por conta da reforma, os atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Maria Moraes e da Urgência e Emergência do Paar foram remanejados para o mesmo local, uma “tenda” improvisada construída na praça da avenida Rio Solimões. Segundo uma moradora que não quis se identificar, a reforma está demorando bastante e o atendimento no local improvisado é precário.

De acordo com matéria divulgada no site da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), o Complexo de Saúde do Paar chega a atender cerca de 20 mil pessoas, incluindo moradores da área do Curuçambá e das ilhas. Somente a obra da UBS conta com investimento de R$ 1.007.041,04.

“Hoje todo o complexo de saúde aqui do Paar será revitalizado. Pedi para que a urgência e emergência aqui do Paar siga um padrão parecido com uma UPA, para que a gente possa dar qualidade de atendimento aqui no Paar para vocês”, disse em junho de 2022 o prefeito, ao lado da esposa, Alessandra Haber, deputada federal que também é médica.

Quase dois anos depois, nada avançou. E no momento em que a equipe de reportagem esteve no local, por volta das 10h de segunda-feira, 1, não havia movimentação alguma de trabalhadores na obra.