DESCASO

Moradores de Ananindeua ainda convivem com lixo pela cidade

Situação da coleta de lixo em Ananindeua: moradores do bairro Distrito Industrial reclamam do acúmulo de lixo e mau cheiro.

Situação da coleta de lixo em Ananindeua: moradores do bairro Distrito Industrial reclamam do acúmulo de lixo e mau cheiro.
Situação da coleta de lixo em Ananindeua: moradores do bairro Distrito Industrial reclamam do acúmulo de lixo e mau cheiro.. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A situação da coleta de lixo em Ananindeua continua irregular em algumas localidades, como no bairro Distrito Industrial, em Ananindeua. O DIÁRIO percorreu a Rua Rio de Janeiro e ouviu a população que reclama da situação de abandono por lá. São cinco pontos existentes de descarte de lixo na Rua Rio de Janeiro com as Travessas São Paulo X, São Paulo IX, São Paulo VII, São Paulo VI e São Paulo V.

Nestes pontos, há bastante lixo acumulado, o que resulta em odor muito forte e até prejudica o trânsito para quem precisa trafegar com algum veículo na via, já que o amontoado toma parte da rua. Quem passa perto desses pontos, além de enfrentar o odor forte, precisa lidar com a quantidade impressionante de moscas que são atraídas por restos de alimentos. De acordo com relatos de moradores da área, o lixo não é coletado há pelo menos uma semana, o que causa indignação de quem precisa passar todo dia na rua e se deparar com o abandono.

A dona de casa Daniela Costa, 26 anos, moradora na via, comenta que o lixo está se acumulando há dias, com a população sem saber a quem recorrer diante do problema que não é resolvido na área. Ainda segundo a moradora, a situação está cada vez pior, pois quem vive na rua se sente abandonado diariamente em ter que enfrentar tanto lixo na rua. “Acabamos de ter uma eleição para prefeito de Ananindeua e espero que mude alguma coisa e melhore nossa situação aqui”.

Há mais de 30 anos morando na área, a comerciante Normélia Silva, 41, explica que com o acúmulo de lixo em diferentes partes da Rua Rio de Janeiro, ela fica incomodada porque o cheiro intenso de lixo chega nas casas e no comércio de bebidas dela. “Bate um fedor muito forte que faz mal para as crianças e também pra gente”, comentou a moradora. Insatisfeita com a situação que presencia todos os dias, Normélia afirma que espera melhorias rápidas com relação a falta de saneamento regular no local.

O auxiliar de produção Jailso Londres, 30, afirma que a situação já se estende há pelo menos 15 dias na rua. Além da presença marcante de moscas nos amontoados de lixo, Jailso também ressalta que o cenário chama atenção de outros animais, como urubus e cães que reviram os detritos em busca de restos de alimentos. “Também é um perigo por conta de ratos que aparecem, além de uma fedentina que fica no ar”, completa o morador insatisfeito.

“O certo era todo esse lixo ser coletado com regularidade, mas infelizmente não é isso o que presenciamos aqui na nossa rua. Fica uma sensação de descuido com a gente”.

As palavras são do barbeiro Nato Sousa, 31, que afirma também que as moscas são tantas que chegam a invadir as casas mais próximas dos pontos acumulados de lixo. “Todo o tempo é essa situação do lixo amontoado. É um perigo ter essas moscas invadindo nossas casas e até mesmo pousando na nossa comida”.

Solicitamos posicionamento da Prefeitura de Ananindeua sobre a situação da coleta irregular de lixo na Rua Rio de Janeiro, mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno.