Uma celebração na Igreja de Santo Alexandre, em Belém, realizada na noite desta quinta-feira, 24, comemorou os 80 anos de vida do senador Jader Barbalho (MDB), que ele completa no próximo domingo, dia 27. Além dos quatro filhos, o ministro das Cidades, Jader Filho, o governador do estado, Helder Barbalho, Giovanna e Daniel, familiares, amigos e admiradores prestigiaram a homenagem.
Conduzida pelo diácono Silvio Vilanova, a solenidade teve momentos de fala dos filhos e até mesmo da neta Heva, filha de Helder, cantando uma música para o avô.
Ao final, Jader Barbalho, emocionado, fez uma fala e destacou várias vezes o tanto que é grato pela riqueza de sua trajetória pessoal e política. Lembrou dos pais, Joanele e Laércio – este jornalista e fundador do DIÁRIO DO PARÁ-, agradeceu pela vida dos filhos, dos netos, da bisneta, da esposa, Vanessa Moraes. Lembrou das vezes que presenciou a história do país sendo escrita, conhecendo figuras como Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela, e os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves.
O senador também fez questão de agradecer aos ex-ministros José Dirceu (Casa Civil, primeiro governo Lula) e Edson Lobão (Minas e Energia, primeiro governo Dilma Rousseff).
O primogênito confessou que viveu nesta quinta à noite um misto de sentimentos ao falar, ao mesmo tempo, do líder e do pai. “Ele representa a história do Pará. Me sinto honrado, como admirador e filho, de participar da vida dele, ter testemunhado tantas lutas e aventuras. Sempre foi um farol para mim, que hoje, assim como ele, sou pai e avô. Ele tem muito ainda a ensinar, e peço a Deus que nos dê ainda muitos anos de vida ao lado de meu pai e do líder”, declarou Jader Filho.
Helder Barbalho falou do sentimento de alegria de festejar 80 anos de uma história tão bonita e vitoriosa. “Estamos aqui todos com saúde podendo confraternizar com amigos, com o povo do Pará, o privilégio de viver com alguém de tamanhas virtudes. Que Deus nos permita viver ainda mais o reconhecimento da sociedade paraense e de toda a sua história de colaboração ao Pará e ao Brasil“, compartilhou.
A deputada federal Elcione Barbalho enfatizou o papel inegável do senador para a história do Pará. “Uma pessoa muito importante para o desenvolvimento do estado, para a família, para todos nós. Isso não poderia passar em branco, sem receber toda essa homenagem, é mais do que justo”, pontuou.
O irmão mais velho, Lionel Barbalho, o destacou como “um grande irmão e grande líder”. A irmã, Mara Lúcia, que é conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), o descreveu como “irmão tão maravilhoso a ponto de ter, como ele mesmo brinca, e canta Roberto Carlos, um milhão de amigos”.
Laércio Barbalho Junior participou ativamente da vida do irmão inclusive enquanto ele foi governador do Pará. “Homem generoso e alegre, que para mim, é como um segundo pai para mim”, reconheceu, ao comentar a diferença de 29 anos de idade entre eles.
Filho mais velho do governador, Helder Filho falou do exemplo que tem no avô. “Felicidade enorme pelos 80 anos do meu avô, figura histórica não somente para a política paraense, mas cenário no nacional, latino, desde sua luta contra a ditadura, até sua luta em trazer Amazônia pro cenário nacional”, elogiou.
‘A trajetória dele é de orgulho’, afirma ex-ministro José Dirceu
José Dirceu contou ter feito apenas um bate-e-volta, já que está atuando em campanha eleitoral, para prestigiar o colega de política e amigo.
O presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), deputado estadual Francisco Melo, o “Chicão” (MDB), comemorou a vida do líder e amigo. “O sentimento é de alegria por vê-lo chegar a essa idade com uma história dessa construída. O Pará está feliz em comemorar essa data”, afirmou.
Líder do MDB na Alepa, o deputado Iran Lima (MDB) lembrou que são 60 anos de vida pública também a serem celebradas. “É uma história brilhante, que começou como vereador e chegou à presidente do Congresso Nacional e até hoje, aos 80 anos, ele segue trabalhando pelo e defendendo o povo do Pará”, atestou.
Presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno também se disse orgulhoso de acompanhar a trajetória de Jader Barbalho já há várias décadas. “Grande líder, homem fantástico que fez muito pelo estado e merece todas as homenagens. Celebramos 80 anos de vida de um grande homem e grande político”, concluiu.