Com foco na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em 2025, os ministros do Turismo, Celso Sabino, e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, anunciaram em Belém a criação de 1.000 vagas em 12 cursos de qualificação na área de gastronomia.
O anúncio foi feito neste sábado (9/11), durante evento realizado no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. As vagas são resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério do Turismo, a Fecomércio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A coordenação dos cursos ficará a cargo do chef paraense Saulo Jennings, embaixador da ONU para o Turismo Gastronômico.
Em sua visita a Belém, os ministros também realizaram inspeções nas obras preparatórias para a COP30. Entre as ações visitadas, estavam a construção da primeira Escola Nacional de Turismo e a reforma do Aeroporto Internacional de Belém, que contará com novas áreas de embarque e desembarque para passageiros.
O ministro Celso Sabino destacou que as iniciativas visam impulsionar a infraestrutura da cidade para continuar recebendo grandes eventos internacionais.
O ministro Alexandre Padilha também enfatizou a relevância das obras em andamento na capital paraense.
“A criação da Escola Nacional de Turismo, a ampliação do aeroporto e a restauração do Mercado de São Brás, todas com recursos federais, são reflexos do compromisso do governo Lula em preparar Belém e o Brasil para receber grandes eventos internacionais, como a COP30”, declarou Padilha.
As obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Belém devem ser concluídas no primeiro semestre de 2024, enquanto a Escola Nacional de Turismo, que está com as obras em ritmo acelerado, tem previsão de inauguração para o início de dezembro deste ano.