COP30

Ministros anunciam mil vagas em Curso de Gastronomia em Belém

Ministério do Turismo anuncia 1.000 vagas em cursos de gastronomia para preparação da COP30 em 2025. Saiba mais!

Ministério do Turismo anuncia 1.000 vagas em cursos de gastronomia para preparação da COP30 em 2025. Saiba mais!
Ministério do Turismo anuncia 1.000 vagas em cursos de gastronomia para preparação da COP30 em 2025. Saiba mais!

Com foco na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em 2025, os ministros do Turismo, Celso Sabino, e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, anunciaram em Belém a criação de 1.000 vagas em 12 cursos de qualificação na área de gastronomia.

O anúncio foi feito neste sábado (9/11), durante evento realizado no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. As vagas são resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério do Turismo, a Fecomércio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A coordenação dos cursos ficará a cargo do chef paraense Saulo Jennings, embaixador da ONU para o Turismo Gastronômico.

Em sua visita a Belém, os ministros também realizaram inspeções nas obras preparatórias para a COP30. Entre as ações visitadas, estavam a construção da primeira Escola Nacional de Turismo e a reforma do Aeroporto Internacional de Belém, que contará com novas áreas de embarque e desembarque para passageiros.

O ministro Celso Sabino destacou que as iniciativas visam impulsionar a infraestrutura da cidade para continuar recebendo grandes eventos internacionais.

“Com a chegada de conferências internacionais em Belém, como o G20 este ano e a COP30 em 2025, decidimos implantar a primeira unidade da Escola Nacional de Turismo aqui. Já estamos trabalhando na segunda unidade, no Rio de Janeiro, pois sabemos da importância de qualificar profissionais para o mercado do turismo, que cresce a cada dia em Belém, na região Norte e em todo o Brasil. Este ano, o turismo brasileiro bateu recordes históricos e esperamos que esse movimento continue”, afirmou Sabino.

O ministro Alexandre Padilha também enfatizou a relevância das obras em andamento na capital paraense.

“A criação da Escola Nacional de Turismo, a ampliação do aeroporto e a restauração do Mercado de São Brás, todas com recursos federais, são reflexos do compromisso do governo Lula em preparar Belém e o Brasil para receber grandes eventos internacionais, como a COP30”, declarou Padilha.

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Belém devem ser concluídas no primeiro semestre de 2024, enquanto a Escola Nacional de Turismo, que está com as obras em ritmo acelerado, tem previsão de inauguração para o início de dezembro deste ano.