Nesta segunda-feira (2), o Ministério das Cidades desembarca no Arquipélago do Marajó, no estado do Pará, com duas importantes ações que visam transformar a realidade da população local. A agenda inclui a assinatura de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida e a realização da primeira rodada de reuniões da iniciativa #BotaPraAndar no mês de junho.
100 casas populares serão construídas em Muaná
Em Muaná, o ministro das Cidades, Jader Filho, participa da cerimônia de assinatura dos contratos para a construção de 100 novas moradias por meio do Minha Casa, Minha Vida Rural e da modalidade Sub-50, voltada para municípios com menos de 50 mil habitantes. A solenidade está marcada para as 9h da manhã e contempla tanto a área urbana quanto a rural do município.
Soure sedia rodada do #BotaPraAndar com foco em obras de infraestrutura
Mais tarde, às 11h30, em Soure, será realizada a primeira reunião de junho da força-tarefa #BotaPraAndar, com a participação de prefeitos e equipes técnicas de sete municípios do Marajó: Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.
A meta da iniciativa é destravar e acelerar obras paradas e projetos financiados pelo Ministério das Cidades. Estão previstos mais de R$ 87 milhões em investimentos federais nas áreas de habitação, pavimentação, esgotamento sanitário e abastecimento de água para os municípios da região.
Objetivo é agilizar obras e ampliar o acesso à moradia digna no Pará
Criado para agilizar a liberação de recursos e o andamento de obras em todo o Brasil, o programa #BotaPraAndar conta com a participação direta do ministro Jader Filho, que acompanha pessoalmente os diálogos com prefeitos e secretarias municipais, ao lado de técnicos do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal.
Somente em 2025, a iniciativa já promoveu rodadas de reuniões técnicas nos municípios de Moju, Benevides e Paragominas, com o objetivo de acelerar obras e ampliar o acesso à moradia digna no Pará.