COP-30

Ministra reforça compromisso com inclusão, democracia e meio ambiente rumo à COP30

Ministra do Meio Ambiente reforçou compromisso coletivo por inclusão social, democracia e metas ambientais rumo à COP30.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enviou uma mensagem em vídeo para a abertura do Encontro+B Amazônia 2025, que começou nesta quarta-feira, 3 de setembro, em Belém. No recado, Marina destacou a Amazônia como pilar vital para um futuro sustentável, lembrando que a maior floresta tropical do planeta é essencial para conter a crise climática e criar novos caminhos de prosperidade.

“A maior floresta tropical do planeta merece toda a atenção e o aproveitamento inteligente e sustentável de tudo o que nos oferece”, afirmou a ministra.

Marina também ressaltou a importância da aliança entre empresários, comunidades e lideranças sociais em torno de práticas mais justas e regenerativas. Para ela, a transição que o mundo enfrenta precisa ser socialmente justa, ressignificando a ideia de prosperidade ao unir economia, natureza e sociedade.

Segundo a ministra, iniciativas como o Encontro+B são fundamentais para criar novos círculos virtuosos, especialmente diante do convite à COP30, que Belém recebe em 2025. “É muito importante quando um setor da nossa economia se lança a fazer sua parte”, disse.

Outro ponto de destaque foi a defesa de espaços democráticos de participação, que devem ser preservados e ampliados como instrumentos de diálogo construtivo. Marina reforçou que a escuta ética e planetária proposta pelo evento é um passo importante para preparar contribuições à COP30.

Ao encerrar sua mensagem, a ministra desejou um encontro produtivo e estimulou os participantes a levar propostas inovadoras ao debate climático global. O objetivo, segundo ela, é que a COP30 no Brasil se torne um marco de referência em sustentabilidade e justiça social.

O Encontro+B Amazônia 2025 segue até sexta-feira (5), reunindo cerca de mil participantes, entre empresários, comunidades, organizações e representantes de 20 países, sob o lema “A raiz do futuro”.