Na noite do último sábado (11), a 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (2ª CIME) realizou o resgate de uma criança que sofreu acidente ofídico na zona rural de Redenção, sudeste do Estado.
A guarnição recebeu informações de que uma criança, de apenas 3 anos de idade, havia sofrido lesão por uma cobra da espécie Jararaca do Mato. Diante da urgência da situação, e da impossibilidade dos pais de transportarem a criança até o hospital da cidade, que é situado cerca de 35 km de distância da residência da família, os militares agiram com rapidez para permitir que a criança recebesse os cuidados necessários.
Durante o trajeto, os militares foram liberando o caminho com a viatura, garantindo a segurança e transportando a família com agilidade. Após receber o tratamento médico adequado, a criança apresentou melhora no quadro de saúde, o que proporcionou alívio e esperança para a família. A atuação pontual dos policiais foi decisiva para evitar complicações, e o acionamento dos agentes pela família denota que a PM tem alcançado o objetivo de construir laços de confiabilidade com a sociedade.
Em situações envolvendo o contato com répteis, como cobras peçonhentas, é crucial manter a calma e seguir procedimentos específicos para garantir a segurança. Se alguém for lesionado, é fundamental buscar ajuda médica imediata, mantendo a pessoa calma e com os movimentos reduzidos para evitar a propagação do veneno. Não é recomendado tentar capturar ou matar a cobra, pois isso pode aumentar o risco de novas lesões.