Grande Belém

Milhares de visitantes conferem aeronaves na Base Aérea de Belém

Dez aeronaves ficaram em exposição. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Dez aeronaves ficaram em exposição. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Trayce Mello

Milhares de pessoas foram à Base Aérea de Belém, localizada na Rodovia Arthur Bernardes, no bairro de Val-de-Cans, para prestigiar um dos eventos mais tradicionais da cidade: ‘EXPOAER: Portões Abertos 2024’. Desde o início da manhã até o fim da tarde, o local ficou lotado de visitantes. Segundo a organização, cerca de 60 mil pessoas circularam pela Base Aérea de Belém neste domingo, 24.

Tamanha procura, que o movimento começou a se intensificar no início da tarde. Por volta das 15h, milhares de pessoas se deslocavam para próximo das pistas, onde se concentram as atrações. Alinhados, cerca de 10 aeronaves, entre aviões e helicópteros, estavam à disposição dos visitantes. Era possível conversar com os pilotos e até mesmo sentar em um dos assentos. 

“Além dos aviões, dos helicópteros, a gente tem todo um aspecto de informação, informar a população, a forma de ingresso nas forças armadas, nas forças auxiliares. É um momento bem importante para nós, essa divulgação. Uma característica da Base Aérea de Belém é que nós temos as três forças voando aqui na base, então nós temos um esquadrão do Exército, nós temos dois esquadrões da Força Aérea e temos um esquadrão de helicópteros da Marinha, então vocês vão poder ver os helicópteros do Exército, as nossas aeronaves, aeronaves civis, que também estão prestigiando esse evento. Então é um evento que a gente consegue abarcar uma série de equipamentos. Não só das forças armadas, mas também da aviação civil”, salientou o Coronel aviador Rodrigo Gorett Piedade.

Mas a grande atração deste ano foi a apresentação do Saab F-39 Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB). “Com essa máquina aqui, a gente conseguiu realmente chamar mais o público. É uma aeronave de última geração, é o novo caça da Força Aérea. Ela está aqui em Belém fazendo alguns ensaios de voo e a expectativa de público não poderia ter sido melhor. Apesar da chuva no comecinho do dia, a gente está com uma expectativa de público bem maior do que a do ano passado”, pontuou o Comandante da Base Aérea de Belém, Coronel aviador Rodrigo Gorett Piedade.

O evento atraiu milhares de pessoas. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A exposição de aeromodelismo e de carros antigos, as atrações regionais e culturais, a tradicional banda de música da Base Aérea de Belém e os stands de equipamentos militares foram apenas algumas das atrações que encantaram crianças e adultos. Além disso, uma praça de alimentação e um espaço infantil com brinquedos infláveis e brinquedoteca, foi montada nos galpões e fizeram a animação dos pequenos. 

Mas a grande atração deste ano foi a apresentação do Saab F-39 Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Mas a Expoaer 2024 não encantou apenas as crianças que, em frente a tantas atrações, pareciam não saber para onde olhar. O estudante Thomas Cruz, de 25 anos, levou a namorada técnica de enfermagem, Diuvane Costa, de 24 anos, e o sobrinho Ronnie Cruz, de 7 anos, para conhecer o evento. “- Tem que ter mais atrações como essa em Belém, com atividades para a família toda. É a primeira vez que nós viemos e está sendo muito bom. Meu sobrinho de 7 anos adora aeronaves. É uma tarde que está sendo muito proveitosa para todo mundo”, disse Thomas Cruz. 

 

Com os olhos atentos para as aeronaves, a assistente de vendas online Aline Lima, de 32 anos, disse que estava ansiosa para conhecer o evento. “Eu vim recentemente de Curitiba para cá, como eu soube da programação aproveitei para vir conferir. Eu gosto muito de aviação, era um sonho de criança ser mecânica de aviões. Eu já vim em outros anos nessa exposição, mas não esperava o tanto de atrações que têm esse ano. Eu estou ansiosa para conferir o novo caça da Força Aérea”, diz Aline Lima.

 

Já o estoquista Elton Paz, de 25 anos, trouxe a esposa Clara Pontes, de 21 anos, e o filho João Vicente, de 9 meses para conhecer a exposição. “Eu gosto muito de aviação e trouxe a minha família para conferir a programação. O nosso filho está bem animado, prestando atenção em tudo, já tiramos várias fotos também perto dos aviões e helicópteros”, comentou.