Pryscila Soares
Uma multidão de jovens se reuniu na tarde de sábado (14) para louvar Nossa Senhora de Nazaré na 21ª Romaria da Juventude. Embalados por um trio elétrico e cânticos marianos, a animação dos participantes era contagiante e observada por onde eles passavam. Após a missa, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, a procissão saiu da Paróquia São João Paulo II, na Avenida João Paulo II, passando por diversas vias da cidade e finalizando o trajeto na Praça Santuário, no bairro de Nazaré.
Pelas ruas, moradores e populares em geral saíram de suas casas e de pontos comerciais para acompanhar a passagem da romaria, que iniciou por volta das 16h. Os participantes caminharam por toda avenida João Paulo II, em seguida percorreram as avenidas Ceará, Governador José Malcher, Generalíssimo Deodoro e Nazaré, até chegarem à Praça Santuário, num percurso que durou aproximadamente 2h.
Às 18h, foi realizada uma missa na Basílica Santuário, presidida por Dom João Muniz Alves, bispo da diocese do Xingu, em Altamira. A romaria é uma das procissões oficiais do Círio de Nazaré e tem como principal intuito a evangelização da juventude.
GRAÇAS ALCANÇADAS
Além da animação, os jovens mostraram que a fé deve ser cultivada independente da idade. Carregando uma placa com informações da aprovação no vestibular, a acadêmica de pedagogia Yasmin Pantoja, 18, participou pela primeira vez da Romaria da Juventude como uma forma de agradecimento pela bênção que recebeu.
“Participo do Círio há bastante tempo, mas da romaria é a primeira vez. Estou agradecendo à Nazinha pela graça de ter passado na universidade. Passei em três, mas estou cursando pedagogia na UFRA. Era o que eu realmente queria. Estar aqui é muito bom, com gente da nossa idade e sentindo essa energia”, disse.
Acompanhada do irmão e de um amigo, a universitária Rayssa Mendes, 19, veio caminhando do bairro da Marambaia, onde mora, até o local de saída da procissão.
“A experiência está sendo muito boa, assim como todas as procissões do Círio. Estar perto de Maria e ver a juventude nas ruas para saudar a Mãe da Amazônia é algo muito bonito de se apreciar. Só pode saber quem sente na pele. É muito gracioso poder participar dessa procissão, daqui até à Basílica, é algo incrível para a juventude”, declara.
Também exibindo uma placa de aprovação no vestibular da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a universitária Luiza Fayany, 19, participou da romaria pela segunda vez agradecendo por ter alcançado a graça que pediu na romaria do ano passado.
“Estou vindo com essa placa somente agradecendo à Nossa Senhora de Nazaré pela graça, que foi a tão sonhada vaga na federal rural. É o meu segundo ano na Romaria da Juventude. É uma coisa inexplicável. Pedi por isso ano passado e esse ano estou só agradecendo”, celebra a jovem.
A Romaria da Juventude é um momento para os jovens homenagearem Nossa Senhora de Nazaré e, com isso, a Diretoria da Festa e a Arquidiocese de Belém procuram contribuir para conscientizar o respeito do tema da juventude, a importância dela para a Igreja e os processos de evangelização que precisam ser percorridos e que são tão importantes na preparação para o Círio. Ela iniciou em 2001, com a procissão saindo da Comunidade São Braz.