AMEÇADO DE EXTINÇÃO

Mil caranguejos apreendidos em fiscalização são devolvidos à natureza em São Caetano de Odivelas

Animal está em período de defeso. Descumprimento da norma é considerado crime ambiental e sujeito a penalidades.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Equipes de fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) devolveram à natureza mil caranguejos apreendidos durante ação de fiscalização para proteger o período de defeso do Caranguejo Uçá, espécie que figura na lista de “quase ameaçadas” de extinção.

A apreensão ocorreu no KM 12 da PA-140, próximo à barreira da Polícia Rodoviária Estadual em São Caetano de Odivelas, município da região de integração do rio Guamá, que é considerado um dos principais produtores de caranguejo do Estado.

O motorista responsável pela carga foi autuado. Os caranguejos foram soltos em uma área de mangue, já que tem papel fundamental na conservação dos manguezais, além de serem uma das principais fontes de renda para as comunidades ribeirinhas .

Em outra apreensão, a fiscalização identificou cerca de 400 kg de filé de peixe clandestino, que foram apreendidos e destruídos, pois a carga não possuía documento sanitário exigido para o transporte agropecuário.

A operação Defeso do Caranguejo Uçá é realizada desde o primeiro período do defeso, que iniciou em dezembro de 2024, em parceria com outros órgãos ambientais e de segurança pública. Desde então, as equipes da ADEPARÁ seguem em campo para cumprir a Portaria Interministerial MPA/MMA nº 22/2024, que proíbe a captura, o transporte, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá.

“Nós estamos em campo em todos esses períodos fazendo a fiscalização do trânsito agropecuário, que é realizada em pontos estratégicos de rodovias para evitar que produtos de origem animal circulem sem a devida documentação sanitária exigida. no caso do defeso do caranguejo uçá, além da sanidade animal tem também a questão da sustentabilidade, de garantir a preservação dessa espécie”, explicou Paulo bastos, gerente de trânsito agropecuário da ADEPARÁ.

O período de defeso do caranguejo-uçá em 2025 compreende 5 etapas
  • 30 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025
  • 13 de janeiro a 18 de janeiro de 2025
  • 29 de janeiro a 3 de fevereiro de 2025
  • 27 de fevereiro a 4 de março de 2025
  • 29 de março a 3 de abril de 2025.

Defeso

O defeso é uma medida fundamental para proteger a reprodução da espécie, especialmente durante a chamada “andada reprodutiva”, quando os caranguejos saem das tocas para acasalar e liberar os ovos. O descumprimento da norma é considerado crime ambiental e sujeito a penalidades.