Agosto de 2022 apresentou o melhor índice de criminalidade da série histórica, em relação aos registros dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, nos últimos 12 anos. Em comparação ao mesmo período de 2021, foi registrada ainda redução de mais de 21%.
Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (01) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
Veja também:
Vídeo: motorista obriga passageira lulista a descer de carro
Cidades do Marajó proíbem consumo de peixe e camarão
Os números são mais significativos quando há comparação do período de janeiro a agosto de 2018 em relação a 2022, que apresenta queda superior a 45% nos indicadores da criminalidade, apontando um resultado positivo nas estratégias adotadas pela área de Segurança Pública para manter os índices criminais estabilizados no Pará, ressalta o titular da Segup, Ualame Machado.
“Esse resultado mostra que a nossa estratégia pautada nos ‘3 Is’, que nada mais é do que uma maior Integração entre as forças, aliada à Inteligência e aos Investimentos significativos que foram realizados em favor dos agentes de segurança e dos seus órgãos, seguiram no caminho certo, para que pudéssemos manter os índices de criminalidade sempre abaixo no Estado, retirando o Pará do ranking das cidades mais violentas do País. Esse fato pode ser observado nos estudos e nas análises feitas por instituições nacionais, que apontam o Pará em posições de destaque quando se fala em redução e estratégias para combater a criminalidade”, destacou o secretário.
QUEDA CONSTANTE
De acordo com os dados divulgados, em agosto (de 1° a 31) de 2021 foram registrados 229 casos de crimes violentos no Pará. Já em 2022, nesse mesmo período foram computados 180 casos, o que representa mais de 21% de redução. Os números apontam ainda que, na linha histórica, este foi o melhor mês de agosto desde 2010.
De janeiro a agosto de 2021 foram registrados 1.578 crimes violentos no Estado. Já no mesmo período de 2022 foram computados 1.511 casos – uma redução de mais de 4%, quando comparado ao ano anterior.
Levando em consideração os últimos cinco anos, de janeiro a agosto em 2018, em relação ao mesmo período de 2022, houve uma redução superior a 45% nos crimes violentos, o que representa a preservação de mais de 1.200 vidas.
“Todo esse trabalho que vem sendo realizado de forma conjunta com os demais órgãos de segurança resulta em números positivos, mês a mês, ao longo desses cinco anos. O que nos mostra que estamos na direção certa para manter a estabilidade dos indicadores no Pará e continuar o combate à criminalidade, para que possamos garantir a paz social a todos”, reiterou Ualame Machado.