Luiz Flávio
O Pará conhecerá hoje os melhores da gastronomia do Estado. Em evento que ocorrerá às 19h30 na Fábrica 242, serão anunciados os vencedores da edição 2022 do “Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia”. A relação com nome dos estabelecimentos vencedores ocorre na edição do jornal de amanhã (1º).
Um grupo de 15 jurados indicou estabelecimentos em 22 categorias e também o melhor chef. Os votos dos internautas, também contribuíram para o resultado final, servindo de critério de desempate na votação feita pelos jurados. Foram mais de 76 mil votos computados pelo site www.passaportebelem.dol.com.br no período de 6 a 15/11. A votação encerrou no último dia 15.
Será elaborado um ranking gastronômico. Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul – O Melhor da Gastronomia”. Os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só será revelada na hora da premiação.
Além da entrega da premiação dos melhores, também será lançado no evento de hoje o “Guia Virtual do Passaporte Belém 2022”, com todos os indicados e os grandes vencedores, segundos e terceiros lugares de cada categoria, revelando um pouco da trajetória de cada estabelecimento e informações de todos os campeões.
A grande novidade esse ano foi a inclusão da categoria “café”. A ação também vai apontar o Melhor Chef de Cozinha de Belém. No total 6 profissionais participam da disputa. Entre os dias 9/10 e 6/11 o DIÁRIO DO PARÁ trouxe encartado gratuitamente nas edições dominicais cinco fascículos do “Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia em 2021” com todos os indicados nas 22 categorias.
REFLEXO
Jader Barbalho Filho, presidente do grupo RBA se diz muito feliz e recompensado pelo sucesso editorial e de público do projeto Passaporte Belém. “Esse é um projeto muito especial para o grupo porque reconhece e premia o que de melhor é produzido na gastronomia do nosso Estado. Apesar de participarem apenas restaurantes da Região Metropolitana, o que é produzido pelos bares e restaurantes reflete e reproduz muito bem toda a riqueza gastronômica paraense, uma das mais prestigiadas do mundo”, ressalta.
O presidente destaca ainda a importância do projeto nos anos de 2020 e 2021 quando o mundo passou pela pandemia de Covid-19. Em nenhum momento, segundo Jader, o grupo pensou em transferir ou pular a iniciativa em razão da pandemia em respeito aos leitores e anunciantes.
“Mantivemos a iniciativa nesses anos realizando inclusive versões delivery para continuar incentivando o setor num momento delicado, contribuindo para que as empresas conseguissem atravessar aquele momento de dificuldade e turbulência. E o sucesso foi total! Agradeço o esforço de todos da área comercial e de marketing do grupo para realização de todo o projeto até aqui, com a realização do evento de premiação de hoje”.
Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA, ressalta o projeto busca uma interação do jornal com o setor e, ao mesmo tempo, desenvolve o mercado gastronômico local. “Agradeço a todos os jurados que foram soberanos na escolha dos melhores estabelecimentos e aos internautas que também manifestaram seu voto através de uma votação expressiva pelo DOL.
As categorias com maior votação, segundo Lobato foram Pizzaria, Peixaria e Doces. “No total, 197 estabelecimentos participam da edição deste ano. Vale ressaltar que os votos obtidos de forma on-line foram usados apenas como critério de desempate caso ocorra na votação entre os jurados”, ressalta o diretor, que credita o sucesso do projeto graças ao apoio e incentivo de parceiros como a Claro, Dorata Fry, Hapvida e Sebrae.