O deputado federal Antônio Leocácio dos Santos, mas conhecido como Antônio Doido, anunciou a mudança de seu domicílio eleitoral para Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, que estipulou a data-limite até 6 de abril.
Ele havia afirmado que se colocaria à disposição para concorrer nas eleições municipais pelo MDB caso o prefeito Daniel Santos decidisse deixar o partido. Após Daniel confirmar nos últimos dias sua ida para o PSB, o deputado então mudou o domicílio eleitoral e está apto a ser um possível candidato à prefeitura.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, até o mês de março Ananindeua, segundo município mais populoso do estado, tinha 351.188 eleitores aptos ao voto e também é o segundo maior colégio eleitoral do Pará.
Antônio Doido já foi prefeito de outra cidade do Pará, São Miguel do Guamá, sendo eleito em 2016. A boa gestão à frente do município lhe rendeu uma cadeira como deputado federal, conseguindo 126.535 votos nas eleições de 2022. A confirmação do parlamentar como candidato à prefeitura precisará ainda ser aprovada em convenção do partido, que deverá acontecer nos próximos meses.
De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
O 1º turno está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou o candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta. De 7 de março a 5 de abril, foi possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito. Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 poderia ser feita até 6 de abril, seis meses antes da eleição.