Pará

Marituba não registra crime violento há mais de 80 dias

Foto: Ascom/PCPA
Foto: Ascom/PCPA

Segundo os números, mais de 70 municípios do Estado não registram Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguido de morte há mais de 30 dias, com destaque para o município de Marituba, que está há 81 dias sem computar o delito. Os dados, apresentados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), através da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), correspondem ao período de 10 de junho de 2021 a 11 de setembro de 2022.

“Mais um vez, mostramos que as ações desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública vem resultando em conquistas positivas, não somente na Região Metropolitana de Belém, mais em todo o Estado. A exemplo de Marituba que está há 81 dias sem registrar crimes violentos”, pontuou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Entre algumas das cidades que não registram crimes violentos há mais de 30 dias estão: Salinópolis que não apresenta registro há 62 dias, Marapanim, 458 dias, e ainda cidades do Arquipélago do Marajó, como Chaves, 330 dias, Cachoeira do Arari, 275 dias, Salvaterra, 224 dias, Santa Cruz do Arari, 316 dias, além dos municípios de, Santarém Novo, 386 dias, Augusto Corrêa, 230, Jacareacanga, 60 dias, entre outras.

“Estamos conseguindo manter bons índices em cidades, como Marapanim, Curuá, Santarém Novo, que estão há mais de 400 dias sem registros de crimes violentos, assim como em diversas regiões do Estado. Isso mostra que o fruto do nosso trabalho, com foco na Integração entre os órgãos de segurança, tanto estaduais quanto municipais, e também, os fortes investimentos nas atividades de inteligências, nos ajudam a dar suporte para tropa”, disse Ualame Machado

Entre as ações que a segurança vem desenvolvendo estão a aquisição de equipamentos de ponta com tecnologia avançada para monitorar e agir de forma célere. O fortalecimento das ações de segurança nos furos e rios do Estado com o aumento de embarcações e equipamentos para combater os crimes fluviais.

A construção e reforma de delegacias e batalhões da Polícia Militar, com objetivo de dar melhores condições de trabalho aos agentes, e de atendimento à população, e ainda, a integração entre os órgãos de segurança e seus setores de inteligência, a fim de, atuar preventivamente no combate às ações criminosas em todo o Estado.

“Em quatro anos, conseguimos entregar mais de 40 novas unidades policiais, sendo que em breve entregaremos uma nova unidade policial para o município de Marituba, a exemplo de, outras cidades do Pará que já foram contempladas com a reforma e construção de novas delegacias e batalhões da Polícia Militar. Tudo isso para que possamos continuar atuando de forma estratégica, preventiva e ostensiva para o enfrentamento da criminalidade e a poder garantir a segurança de todos”, finalizou o titular da Segup.

Fonte: Com informações da Segup