O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), iniciará uma nova etapa das obras de drenagem da BR-316 para solucionar os problemas com alagamentos na rodovia. A partir deste sábado (11), o trecho entre os quilômetros 7 e 8, sentido Marituba – Belém, da Rua Paulo D´Arco até Avenida Ananin, receberá drenagem e, para que o serviço seja executado na pista, será aberto um desvio de veículos pequenos para as faixas de concreto do canteiro central.
As obras de drenagem fazem parte do projeto de reestruturação dos 10,8 primeiros quilômetros da BR-316, delegados ao Estado. Este é o segundo trecho da BR-316 que recebe a drenagem. O primeiro trecho, entre os quilômetros 4,5 e 5,5 já recebeu toda a tubulação e agora passa por terraplenagem e posterior asfaltamento.
Desta vez, o desvio de trânsito para as faixas de concreto será de 550 metros e a previsão é que a colocação da tubulação dure cerca de 100 dias, considerando o período chuvoso, que atrasa a execução da obra. Durante a realização das atividades, a circulação e o acesso de pedestres aos estabelecimentos comerciais e residenciais no local estão assegurados.
Desvio de trânsito – O serviço de drenagem é feito por trechos, divididos em “bacias de lançamento”, para onde são lançadas as águas coletadas na via. Para execução do serviço, é preciso escavar profundamente a pista de asfalto da rodovia para colocação das tubulações por onde a água será escoada.
Diante da necessidade de interdição de uma das três faixas de asfalto da via para a obra, o trânsito será desviado para as faixas de concreto do futuro corredor expresso do BRT, garantindo, assim, manter três faixas em funcionamento na BR-316.
A faixa de asfalto liberada será destinada a veículos pesados, ônibus e condutores que forem acessar a avenida Ananin e estabelecimentos comerciais situados no trecho. As duas faixas de concreto deverão ser utilizadas por carros pequenos e motocicletas. Pedestres e ciclistas deverão transitar por um espaço destinado a esse público.
Foi implantado um semáforo provisório para dar segurança na travessia de pedestres em frente ao Instituto Evandro Chagas (IEC). Sinaleiros vão orientar condutores e pedestres no ponto de travessia. Além desta faixa, a cerca de 300 metros do local existe uma passarela de ampla acessibilidade, que deve ser utilizada preferencialmente pelos pedestres.
“Condutores devem estar atentos para a sinalização com limites de velocidade e orientações com relação ao desvio. Um semáforo vai garantir a travessia segura de pedestres em frente ao IEC”, afirma o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro. A ação vai contar com o apoio do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) para viabilizar o início das atividades e garantir uma melhor fluidez no tráfego de veículos e segurança aos condutores.
Quando concluída toda a obra de reestruturação da BR-316, a rodovia vai contar com três faixas de asfalto para tráfego, duas faixas de concreto para os ônibus, 13 estações de passageiros, 13 passarelas, ciclovia, calçada, nova iluminação, além de 2 terminais de integração, 4 passagens inferiores (túneis), um viaduto, o que vai possibilitar o transporte mais rápido, confortável e seguro para moradores dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Ao iniciar a operação do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano, haverá melhoria da qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Belém.