O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), realizou na manhã desta terça-feira (22) uma evacuação aeromédica de emergência em alto-mar. A missão resgatou o tripulante Bingsong Chen, 40 anos, de nacionalidade chinesa, que apresentava fortes dores abdominais a bordo do navio mercante Pacific Talent, de bandeira de Hong Kong, a aproximadamente 120 milhas náuticas (222 km) da costa de Belém (PA).
O quadro clínico, compatível com suspeita de apendicite, começou no último domingo (20), quando o navio ainda navegava no mar territorial da Guiana Francesa. Após tentativa inicial de resgate pelo centro de salvamento marítimo local — que não conseguiu garantir apoio logístico —, o comandante da embarcação decidiu seguir para Belém e acionou o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha brasileira ao entrar em águas jurisdicionais nacionais.
Com base em avaliação médica realizada a distância pelo Hospital Naval de Belém, a equipe constatou a necessidade de evacuação urgente. O helicóptero UH-15 Super Cougar, com nove tripulantes a bordo, decolou da Base Aérea de Belém às 5h20 da manhã. O resgate foi concluído às 6h56, com o uso de um guincho e cesto para içar o paciente.
A aeronave pousou em Belém às 7h34, onde uma ambulância aguardava o paciente. Bingsong Chen foi imediatamente encaminhado ao Hospital Beneficente Portuguesa, onde segue internado e deverá passar por cirurgia.