A Marinha do Brasil realizará, de 6 a 16 de fevereiro, ações de enfrentamento e prevenção ao escalpelamento nos municípios de Muaná, Abaetetuba e Igarapé-Miri, no estado do Pará, com promoção de palestras, instalação gratuita de coberturas de eixo de motor de embarcações e distribuição de toucas de proteção para os cabelos e panfletos educativos. Também serão doados coletes salva-vidas para garantia da salvaguarda da vida humana nos rios.
As ações serão promovidas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) com apoio de representantes da Comissão Estadual de Enfrentamento dos Acidentes com Escalpelamento (CEEAE). Para a condução dessas ações, serão empregados a Agência Escola Flutuante Ajuri II, da CPAOR, e o Aviso Auxiliar Breves (AvABreves), do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.
As atividades têm como objetivo combater os acidentes de navegação na região, estimulando a edificação da mentalidade fluvial junto às comunidades ribeirinhas, por meio de iniciativas voltadas para a segurança da navegação, prevenção da poluição e salvaguarda de seus tripulantes, passageiros e cargas.
As ações ocorrerão em escolas municipais e estaduais localizadas nas zonas urbanas e rurais, em centros comunitários, em portos, em feiras e em locais com maior fluxo de pessoas.